12 dicas para economizar água e energia

energy_savingPor maior que seja sua consciência ecológica, se você mora numa região tropical, no verão não tem jeito. O aumento do consumo de água e energia é certo. Justamente por isso é preciso estar atento ao consumo responsável, pensando não só no bolso como também no nosso precioso planeta. Há alguns anos editei um livro sobre preservação do meio ambiente e, a partir dele, listei as 12 medidas abaixo, que procuro seguir à risca. Por mais que pareçam pequenas e óbvias – uma gota no oceano – elas são importantes. É a nossa contribuição. E, para quem tem filhos, vale também como uma aula de conscientização ecológica e consumo responsável. Afinal, uma das melhores ferramentas didáticas é mesmo o exemplo dos pais.

1. Sei que essa é batida, mas nunca é demais lembrar: troque as lâmpadas incandescentes de sua casa por fluorescentes (dizem que algumas duram até 12 anos!). Apesar de um pouco mais caras, já está mais do que comprovado que o investimento compensa: elas podem durar dez vezes mais e consumir 80% menos energia.

2. Sem ele não dá para ficar, mas regule a temperatura do ar-condicionado. Não faz sentido ligar o aparelho na potência máxima e dormir enrolado no cobertor. Escolha uma temperatura moderada, que deixe o quarto confortável, mas sem parecer um frigorífico. Também não se esqueça de manter o aparelho limpo.

3. Nos dias em que o calor esteja mais moderado, opte pelo ventilador (o de teto distribui melhor o vento). É mais econômico.

4. Outro investimento que também vale a pena e que você pode ir fazendo aos poucos: troque eletrodomésticos muito antigos por aparelhos mais modernos, que são muitíssimo mais econômicos. Fique atento também ao tamanho. Se a sua família é pequena, não precisa comprar a maior geladeira. Você vai gastar mais energia e ficar com espaço ocioso. Uma geladeira de 284 litros, por exemplo, gasta 20% mais energia do que uma de 210 litros, mesmo tendo a mesma classificação de consumo.

Quer muitas dicas pra economizar na sua conta de luz? Peça hoje o mais novo lançamento de Seleções – “500 dicas para economizar energia”. Um guia completo que ensinará você a economizar dinheiro, poupar energia e fazer a diferença. Aprenda como pequenas mudanças na casa e em sua rotina ajudarão você a gastar menos todos os meses e fazer do mundo um lugar melhor!

5. Outra dica muito repetida, mas importante: desligue os aparelhos, não os deixe em stand-by. Além disso, tirá-los da tomada quando não se pretende usá-los por algumas horas pode representar uma economia de 10% na conta de luz.

6. Se puder, dispense o chuveiro elétrico e faça uma instalação a gás no seu banheiro. O gás natural não só é mais barato, como também produz menos gases do efeito estufa.

7. Já que estamos no banheiro, vamos a uma medida muito difícil para mim: encurtar o banho. Adoro banhos longos, mas cada minuto a menos representa uma economia de 23 litros de água. Vale o sacrifício, não vale?

8. Quando tiver a chance, troque a descarga convencional do seu banheiro por uma que tenha a opção meia-descarga. A economia pode chegar a 8 litros de água por acionamento da descarga.

9. Otimize o uso da máquina de lavar (tanto a de roupas quanto a de louças). Não ligue a máquina quando houver poucas peças a serem lavadas; espere até enchê-la (mas também não lave na mão, pois gasta mais água). Se a sua máquina tiver a opção água quente ou fria, opte pela fria, que lava tão bem quanto a quente.

10. Na hora da compra da lavadora de roupas, leve em conta que os modelos com abertura superior em geral lavam mais rápido, e você ainda pode acrescentar uma peça que esqueceu, depois de começado o ciclo de lavagem. No entanto, as de abertura frontal, utilizam menos água, menos sabão e menos energia.

11. Retire a roupa da máquina de lavar assim que o ciclo de centrifugar chegar ao fim. A roupa ficará menos “mastigada” e secará mais lisinha, reduzindo o tempo gasto para passá-la (em muitos casos, até dispensando o uso do ferro).

12. E, por último, mas não menos importante: aproveite ao máximo a luz do sol, que em geral temos em abundância – para iluminar a casa, clarear e secar as roupas, eliminar ácaros, fungos e mofo das roupas de cama e roupas guardadas por muito tempo.

Essas dicas foram extraídas do livro Salve o Meio Ambiente, publicado pela Seleções do Reader’s Digest.

Assista nosso vídeo:

Sonha em descobrir uma fórmula para dilatar as horas do dia e poder fazer mais, muito mais de tudo que ama: trabalhar, curtir os filhos, a família, os amigos e os bichos, preparar gulodices, ler, cuidar da saúde, propagar tudo isso e assim, quem sabe, tornar o mundo melhor.