5 dicas espertas para organizar a papelada

papelada-1O fim do ano se aproxima e, com ele, aquela sensação de que queremos ter uma vida nova quando o novo ano chegar. Segundo a tradição chinesa, uma das melhores maneiras dar aquela renovada nas suas energias é deixando o Qi, a energia vital, fluir livremente não só em você, mas também na sua casa. A técnica milenar do Feng Shui nos ensina que uma casa limpa e organizada contribui para a melhor circulação de energia – além de ser visualmente muito mais agradável, não é? Então, que tal começar por aquela gaveta ou estante que está abarrotada de papéis velhos? Vamos dar um jeito nessa papelada já!

1 Seja implacável com a papelada. Se você não consegue analisar com cuidado a sua papelada, não perca tempo fazendo um trabalho mais ou menos. Defina um critério claro: contas e comprovantes de pagamento com mais de 5 anos devem ir para a lata do lixo. Bilhetinhos e notas rabiscadas devem ter o mesmo destino. Para evitar que a papelada volte a se acumular, adquira o hábito de abrir a correspondência apenas quando estiver ao lado da lata de lixo e manter a seleção permanente do que deve ser arquivado ou não. Se o seu bairro possui coleta seletiva, tenha um lixo só para papel.papelada-3

2 Seja seletivo. Muita gente se sente obrigada a guardar cada cartão que recebe ou todos os trabalhos de escola dos filhos. Você curtirá mais essas lembranças se escolher as suas favoritas e colocá-las em um álbum de recortes ou fizer um quadro com elas. Outra boa opção é tirar fotos dos artigos em questão e guardar em um grande arquivo virtual (organize-o em pastas por ano ou tema). Isso funciona muito bem com cartas antigas e também objetos feitos pelas crianças. Disponha sobre uma mesa tudo aquilo que seu filho fez na escola ao longo do ano e junte em um único enquadramento digital. Você pode ampliar a imagem no computador e ver os detalhes quando quiser.

3 Separe as melhores fotos. Classifique as fotos por pessoa, evento ou momento – por exemplo: “Verão de 2008” ou “Casamento do Davi com a Jô”. Em seguida, escolha as 20 melhores fotos de cada grupo e coloque-as em um álbum. Jogue fora ou dê de presente as fotos restantes.

4 Jogue fora negativos antigos. Hoje é possível fazer novas ampliações a partir de fotografias, então abra espaço nas prateleiras e livre-se dos negativos que você guarda há anos – e que nunca voltou a revelar!

5 Organize a papelada em pastas ou arquivos. Isso não vai tomar tanto tempo se você dedicar alguns minutos todos os dias para recolher e organizar os documentos da casa. Mala-direta e jornais tendem a se acumular tão rapidamente que se livrar deles uma vez por semana não é o bastante. Faça pastas para contas, recibos e extratos bancários e, depois, será mais rápido examinar tudo de uma vez.

papelada-2

Já arrumou sua papelada e quer mais dicas de organização para a casa? Veja aqui dicas para arrumar os armários, organizar a geladeira e montar um escritório em casa!

Desde que descobriu que era possível ganhar a vida lendo, teve a certeza de que trabalharia com livros. Apesar de ser caseira, adora viajar (paradoxal, não?!) e encontrar os amigos. Suas grandes paixões são a família, o marido e... chocolate!!