5 dicas para ter unhas saudáveis

unhas-saudaveis-1Unhas bem-tratadas são um belo cartão de visitas. Mas o ritual básico de cortar e pintar não é suficiente para evitar o desfolhamento das unhas e o ressecamento das cutículas. O verdadeiro segredo das unhas bonitas são unhas saudáveis!

Seguindo as 5 dicas abaixo, vai ser fácil manter as suas unhas saudáveis e lindas – com ou sem esmalte.

Lambuze mãos e cutículas. Aplicações frequentes de hidratantes evitam unhas quebradiças e a aparência áspera das cutículas. Mantenha um creme para as mãos em locais estratégicos: ao lado da pia do banheiro, na bolsa, na mesa do trabalho e na mesinha de cabeceira. Com ele à vista, será mais fácil lembrar de se lambuzar várias vezes ao dia. As ceras e óleos nutritivos para unhas e cutículas também são ótimas opções. Veja aqui como fazer seu próprio óleo nutritivo para cutículas!

unhas-saudaveis-Omega-3Nutra as unhas de dentro para fora. Essa dica é fundamental para quem está com as unhas quebradiças e desfolhando: beba bastante água e acrescente ácidos graxos ômega-3 à alimentação. A hidratação e a nutrição adequadas se refletirão em unhas saudáveis! O ômega-3 é encontrado em alimentos como peixe gorduroso em lata, nozes e castanhas, linhaça moída na hora e óleo de linhaça. Algumas porções semanais de salmão, sardinha ou cavala contribuem para unhas mais saudáveis. Se você não costuma comer peixe, tome uma colher de sopa de óleo de linhaça por dia (use no lugar de outros molhos para salada) ou salpique duas colheres de sopa de linhaça moída na hora sobre os cereais ou outro alimento do dia a dia.

Faça um ritual  de hidratação noturno. Antes de dormir, esfregue as unhas secas ou quebradiças com vaselina ou azeite de oliva. Passe também sob as unhas. Em seguida, calce um par de luvas finas de algodão e retire tudo na manhã seguinte.

unhas-saudaveis-unha-do-peApare as unhas encravadas do pé. Se as unhas não forem cortadas de forma reta, ou se os sapatos apertam, o resultado será uma dolorosa unha encravada. Para obter alívio, encha um balde de 20 litros com 7,5 litros de água quente. Adicione um punhado de sal de Epsom e misture até dissolver. Mantenha o pé com a unha problemática em imersão por 15 a 20 minutos todos os dias. A água quente amolece a pele ao redor da unha encravada e o sal de Epsom combate a infecção e reduz o inchaço.

Trate micoses das unhas dos pés com óleo de melaleuca (tea tree). A aplicação de óleo de melaleuca a 100% por no mínimo três meses é tão boa para exterminar o fungo quanto um creme antimicótico convencional. Uma ou duas vezes por dia – todos os dias –, aplique duas gotas de óleo essencial de melaleuca à unha sem esmalte. Tenha o cuidado de não aplicar o óleo diretamente sobre a pele, pois os óleos essenciais podem causar irritação quando não são diluídos. Para o tratamento da unha, porém, o óleo essencial de melaleuca deve ser usado puro para promover o efeito desejado: os produtos que contêm somente uma pequena quantidade de óleo não surtirão efeito.unhas-saudaveis-oleo-melaleuca

Agora que você sabe como manter suas unhas saudáveis, que tal aprender alguns truques para deixá-las ainda mais lindas? Clique e descubra como fazer unhas perfeitas em casa! Some as dicas acima a essa rotina de beleza e deixe suas unhas prontas para arrasar! Conhece mais dicas para manter suas unhas lindas e saudáveis? Conte para a gente!

Desde que descobriu que era possível ganhar a vida lendo, teve a certeza de que trabalharia com livros. Apesar de ser caseira, adora viajar (paradoxal, não?!) e encontrar os amigos. Suas grandes paixões são a família, o marido e... chocolate!!