5 segredos para economizar

economizareconomizarQuerido leitor, preciso confessar que escrevi este post para mim mesma antes de dedicá-lo a você. Isso porque a frase que mais tenho ouvido do meu marido nos últimos meses é: “Precisamos economizar.” Ou variações dela: “Meu amor, precisamos gastar menos esse mês”; seguida por “Meu bem, gastamos muito esse mês”; e então “Raphani, de uma vez por todas, precisamos diminuir a fatura do cartão de crédito!”

Talvez você se identifique com essa situação, afinal, quem não abusa de vez em quando? Então, refletindo e pesquisando a respeito, descobri que é possível, sim, economizar. Quer saber como? Abaixo, compartilho 5 segredos que conto apenas para quem precisa ter uma sobra na carteira no fim do mês:

Pague no débito Pensei em escrever à vista, mas como ninguém mais anda com dinheiro na carteira (eu sou uma que, hoje mesmo, tive de pagar um picolé de três reais no cartão!), sugiro que use o cartão de débito. Embora você deixe de acumular pontos no cartão de crédito, sentirá cada centavo que sai da sua conta e, dessa forma, tenderá a gastar menos!

Concentre as compras num cartão só A maioria de nós possui mais de um cartão de crédito – mesmo que eles tenham um limite baixo. Diluir as contas em diferentes cartões nos faz perder a noção do quanto gastamos de fato, o que nos leva a pensar que podemos continuar comprando… Por isso, o ideal é pagar tudo num só!

Renda-se a uma planilha de gastos Sei que é difícil, sei que é chato e sei que muitos acham que isso não adianta nada, mas adianta, sim! Ao anotar cada gasto numa planilha ou num caderno, tomamos consciência da falta daquele dinheiro. Ao deparar com o total no fim do mês, conseguimos visualizar em que podemos economizar.

Saia menos para jantar ou… Não sei se esse é o seu ponto fraco, mas é o meu: eu amo sair para jantar! Com os amigos, nem se fala. Então identifique aquilo com que você mais gosta de gastar e complete a frase acima. Podem ser gastos com roupas, sapatos, livros (tenho uma queda por esse último também!). O importante é procurar diminuir a frequência com que gasta com isso.

Devagar e sempre Aproveite que você ainda não precisou tomar medidas drásticas e comece a economizar aos poucos. Corte uma ida excedente ao cinema, cheque o melhor dia para ir ao supermercado, espere a liquidação de sua loja preferida. Enfim economize aos pouquinhos sem abrir mão daquilo de que gosta. Afinal o dinheiro existe para nos servir e não o contrário!

E se você quer mais dicas de como economizar, dê uma olhada nos nossos e-books. Eles trazem ótimas dicas de como poupar ainda mais!

 

Apaixonada por livros desde a infância, descobriu que poderia inspirar pessoas por meio das palavras. Dia após dia, vive em busca de conhecimento e procura olhar para o céu como uma lembrança das infinitas possibilidades de ser feliz.