5 trocas inteligentes para baixar sua pressão arterial

Para baixar a pressão arterial, você não precisa necessariamente comer menos, nem mais. Às vezes, basta substituir alguns alimentos por alternativas mais saudáveis, diz nosso mais recente livro, Os segredos de saúde mais bem guardados do mundo. As cinco trocas a seguir são bons exemplos: cada uma é baseada em estudos recentes que revelam alimentos surpreendentes para a saúde do coração.

Coma batata-doce no lugar da batata-inglesa. Os pigmentos roxos contêm um alto teor de antioxidantes, que reduzem a inflamação e ajudam a manter os vasos sanguíneos saudáveis.

Tome caldo de galinha em vez de água no jantar. A galinha contém substâncias químicas que atuam de modo semelhante a uma popular classe de medicamentos para a pressão arterial. Num estudo, a pressão arterial das pessoas que tomaram uma xícara de canja de galinha todos os dias baixou em média 11,88 mmHg.

Troque a maçã pelo kiwi. Um estudo mostrou que o consumo de três kiwis por dia levou a uma queda significativa na pressão arterial após oito semanas, em comparação a uma maçã por dia. O jeito mais fácil de comer o kiwi: corte o topo e retire a polpa com uma colher. Muito mais fácil do que descascar!

No almoço, beba suco de romã e não refrigerante. Segundo um estudo, um copo diário desse suco pode ajudar a reduzir a pressão arterial. Acredita-se que o suco de romã pode afetar o cortisol, o hormônio do estresse.

Lanche mamão papaia em vez de biscoitos amanteigados. Quanto mais vitamina C em sua alimentação melhor, e frutas tropicais como o mamão papaia são ricas nesse nutriente. Estudos mostram que a vitamina C aumentou a capacidade de expansão arterial, melhorando o fluxo sanguíneo.

R.D.

Editora, tem uma queda por temas de saúde (afinal, o marido é médico!), moda, vinhos e tudo relacionado ao universo infantil (é mãe de dois meninos).