6 alimentos para fortalecer os ossos

Quando pensamos em uma dieta saudável para fortalecer os ossos, os primeiros alimentos que vêm à nossa mente são os laticínios. No entanto, há muitos outros itens na geladeira e na despensa capazes de fortalecer os ossos e manter a osteoporose longe.

A verdade é que para manter os ossos saudáveis e fortes, é preciso fornecer a eles uma mistura única de nutrientes. Isso porque os ossos são estruturas vivas e em constante desenvolvimento – embora muitas vezes a gente se esqueça disso! Se não fosse assim, um osso quebrado nunca se recuperaria.

Os 6 alimentos listados abaixo e seus respectivos benefícios foram retirados do livro Os segredos de saúde mais bem guardados do mundo, no qual você encontra muitas outras dicas preciosas para cuidar da sua saúde!

Ameixa-preta
Mulheres na pós-menopausa que comeram 10 ameixas-pretas por dia apresentaram densidade mineral óssea significativamente mais alta do que a do grupo de controle, que comeu maçãs desidratadas, segundo um estudo. Acredita-se que as substâncias presentes na ameixa-preta evitem o colapso do osso.

Vegetais verdes
Couve, brócolis e couve-galega são ricos em cálcio; uma xícara de couve-galega cozida contém quase 200 mg de cálcio, o que equivale a um quarto da necessidade diária desse mineral.

Amêndoas
Apenas 26 g de amêndoas fornecem 60 mg de cálcio. Coma-as como petisco ou acostume-se a adicioná-las a saladas, cereais ou pratos refogados.

Óleos de sementes
Alguns dos óleos de sementes mais conhecidos são os de canola, linhaça e gergelim. Eles são ricos em ácidos graxos ômega-3, que parecem aumentar a absorção de cálcio pelo organismo, reduzir a quantidade desse mineral que é perdida na urina, fortalecer os ossos e ainda aumentar o crescimento ósseo.

Soja
O natto, pasta de soja fermentada que os japoneses adoram consumir no café da manhã, está entre as fontes mais ricas de vitamina K2, o tipo de vitamina K mais associado à saúde dos ossos. Outras fontes dessa vitamina incluem queijos curados ou fermentados, ovos e algumas carnes.

Sardinha
A sardinha em lata pode aumentar a ingestão de cálcio, o que ajuda a fortalecer os ossos. O motivo? O processo de enlatamento amolece os ossos do peixe, facilitando a absorção de cálcio.

Desde que descobriu que era possível ganhar a vida lendo, teve a certeza de que trabalharia com livros. Apesar de ser caseira, adora viajar (paradoxal, não?!) e encontrar os amigos. Suas grandes paixões são a família, o marido e... chocolate!!