8 produtos de limpeza naturais feitos em casa!

produtos-de-limpeza-naturaisA maioria dos produtos de limpeza que compramos no supermercado contém um monte de substâncias irritantes. Por causa disso, o resultado da faxina quase sempre significa casa cheirosa e dona de casa com a pele da mãos ressecadas, unhas enfraquecidas e não raro dores de cabeça por causa da mistura de cheiros fortes. E quem é alérgico sofre ainda mais: mesmo que não manipulem os produtos de limpeza, a aplicação na casa pode afetar os mais sensíveis (e nenhuma mãe quer isso para o seu filho, não é?).

Se por um lado não podemos simplesmente descartar os produtos de limpeza da rotina doméstica, por outro a oferta de produtos de limpeza naturais têm crescido. Isso é ótimo, só que nem sempre é econômico.  Em geral, os produtos de limpeza “naturais” vendidos em lojas especializadas e supermercados custam bem mais caro que os convencionais.

Mas quem disse que você precisa gastar uma fortuna com eles? Com apenas alguns reais você pode fazer os seus produtos de limpeza em casa e proteger não só a saúde da sua família, mas também o meio ambiente! :D

Produtos de limpeza naturais

Desengordurante: Misture uma xícara de suco de limão e uma xícara de água.

Pasta para limpeza geral: Misture uma xícara de bicarbonato de sódio com água suficiente para formar uma pasta.

Removedor de manchas: Coloque uma colher de chá de vinagre branco ou de bicarbonato de sódio na máquina de lavar roupas.

Limpador de vaso sanitário: Coloque uma xícara de vinagre no vaso sanitário, deixe agir durante a noite e esfregue com uma escova apropriada no dia seguinte.produtos-de-limpeza-naturais-vidro

Lustra-móveis e assoalhos: Misture duas partes de óleo vegetal e uma parte de suco de limão. Nos móveis de couro, utilize uma xícara de vinagre misturada com uma xícara de óleo de linhaça.

Limpadores de metal (latão e cobre): Utilize uma pasta feita com suco de limão misturado com sal ou metade de um limão coberta de bicarbonato de sódio. Acredite ou não, ketchup quente aplicado com um pano também limpará esses metais.

Limpador de vidro: Misture uma parte de vinagre e uma parte de água.

Limpador de tapete: Experimente esfregar um pouco de bicarbonato de sódio nas manchas úmidas ou bicarbonato de sódio dissolvido em água nas manchas secas.

Com esses truques, você vai limpar sua casa de um jeito simples, barato e ecologicamente correto. Quer mais dicas? Baixe o e-book Cuide da casa de forma sustentável. É grátis! Mas não se esqueça de contar aqui no Blog Seleções os seus próprios truques para cuidar da casa e do planeta!

Desde que descobriu que era possível ganhar a vida lendo, teve a certeza de que trabalharia com livros. Apesar de ser caseira, adora viajar (paradoxal, não?!) e encontrar os amigos. Suas grandes paixões são a família, o marido e... chocolate!!