A iluminação transforma os ambientes!

Há algum tempo fui a um desses eventos de decoração nos quais é possível visitar diversos ambientes decorados por profissionais (e, claro, comprar os itens em exibição!). Como era de se esperar, os ambientes eram lindos e todo o destaque foi dado para os móveis e os objetos decorativos. No entanto, ninguém nas lojas de decoração menciona um dos principais segredos dos bons arquitetos: a iluminação. É incrível como um ponto de luz direcionado para um objeto específico é capaz de ressaltá-lo e dar um charme todo especial ao ambiente.

Ainda que você não possa sair espalhando pela casa um abajur ou spot de luz para cada objeto nas prateleiras ou quadro nas paredes (e nem seria o caso, pois o exagero nunca é recomendável!), existem alguns truques simples de iluminação que podem ajudar na decoração de uma casa muito escura – ou muito clara.

Se a sua tem um corredor escuro e sem janelas, para onde convergem todas as dependências, é possível que essa parte da casa pareça um pouco sombria. A distribuição de spots de luz no teto fornecerá uma iluminação abrangente e uniforme, deixando a circulação pela casa mais agradável. Com uma boa iluminação, vale a pena até investir em uns quadrinhos para alegrar esse ambiente.

Outra dica muito útil para cômodos escuros aplica-se quando a luz do sol penetra apenas perto da janela e se concentra ali, o que é comum nos apartamentos de edifícios que são muitos próximos uns dos outros. Neste caso, pode-se usar um espelho para capturar a luz e direcioná-la para o restante do ambiente.

Por fim, tenha em mente as regras básicas: paredes claras ou bem iluminadas fornecem a impressão de um espaço amplo porque refletem mais a luz, por isso são um ótimo recurso para aposentos pequenos. Já no caso de ambientes longos, as paredes escuras podem ser úteis por provocar o efeito oposto: ao absorverem mais luz, parecem tornar as paredes mais próximas.

Desde que descobriu que era possível ganhar a vida lendo, teve a certeza de que trabalharia com livros. Apesar de ser caseira, adora viajar (paradoxal, não?!) e encontrar os amigos. Suas grandes paixões são a família, o marido e... chocolate!!