A melhor forma de cuidar do seu hamster de estimação

Se, como os meus, os seus filhos também vivem pedindo que você compre hamsters para eles, as dicas abaixo, retiradas do livro “Dicas secretas”, vão ajudá-lo a saber o que fazer quando, enfim, ceder ao apelo das crianças. (O que, no meu caso, foi inevitável!)

Hamsters de estimação
Os hamsters participam da vida familiar, não custam caro, são baratos para alimentar, ocupam pouco espaço e são fáceis de lidar – assim, mesmo as crianças podem cuidar deles. Os hamsters são noturnos e dormem durante o dia, mas ficam felizes em brincar quando os pequenos chegam da escola. Entretanto, lembre-se: a expectativa de vida do hamster é pequena – em geral de um ano e meio a dois anos – assim, querendo ou não, você terá de ajudar seus filhos a enfrentarem a experiência da perda.

Qual comprar
Escolha um hamster “sírio” ou “dourado”. Esses animaizinhos devem ficar sós – cada hamster sírio em uma gaiola –, pois brigam se colocados juntos.

O que procurar
Seu novo hamster deve ter de quatro a oito semanas, olhos espertos e orelhas em pé. Ele não deve morder ao ser segurado, nem demonstrar qualquer sinal de ferimento. Ao segurar o hamster, faça-o em cima de uma superfície sólida, caso ele se assuste e pule.

Onde morar
Os hamsters precisam de muito exercício; por isso escolha uma gaiola grande. Espalhe uma camada espessa de serragem na base da gaiola e coloque uma boa quantidade de material que lhe sirva de cama – tiras de papel de seda parecem ser o material mais seguro. Não utilize jornais velhos, uma vez que a tinta pode ser venenosa para o animalzinho.

O que comem
Os hamsters são onívoros, ou seja, comem tanto alimentos de origem animal quanto vegetal, assim precisam de sementes, frutas frescas, vegetais e proteína animal. Escolha uma mistura própria para hamsters que inclui amendoim e sementes, além de rações para roedores, que contêm proteína animal.

O que bebem
Os hamsters necessitam de água, mas os recipientes costumam ficar sujos bem rápido. A melhor solução é deixar uma garrafa de água fixada à gaiola, de modo que o local fique ao alcance do hamster.

Limpe a gaiola
Os hamsters não cheiram mal se você mantiver suas gaiolas limpas. Eles costumam urinar na mesma área, assim você deve limpá-la e trocar a serragem ensopada de dois em dois dias. Uma vez por semana, limpe toda a gaiola. Jogue fora a serragem e a comida velhas, além de lavar bem e secar a base da gaiola. Se necessário, coloque serragem nova e um material novo para servir de cama. Depois, lave a garrafa de água e encha-a novamente.

É mãe do Nicolas e do Patrick. Nas horas 
vagas trabalha editando a Revista Seleções e outros produtos editoriais do Reader’s Digest Brasil.