Alimentação saudável: maçã na sobremesa

Eu venho tentando adotar uma alimentação saudável há algum tempo. Isso significa, entre outras coisas, que estou buscando aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras – pelos quais eu nunca morri de amores, confesso.
Toda mãe sabe que o melhor jeito de fazer os filhos comerem mais frutas e hortaliças é “disfarçando” esses alimentos na comida. Como ainda não sou mãe, isso me tornaria uma filha para a qual o método certamente funcionaria, certo?! ;)
E a melhor forma de incluir frutas na alimentação é “escondê-las” nas sobremesas! Sobremesas à base de frutas são ótimas amigas tanto da alimentação saudável como dos paladares mais arredios. Quer um exemplo? Compartilho com vocês a receita destas deliciosas Tarteletes de maçã e canela, que alia todos os benefícios da maçã aos poderes quase mágicos da canela. E em vez adicionar uma bola de sorvete cremoso (rico em gordura), sirva com iogurte, outro alimento supersaudável. A combinação é perfeita. Hum… até me deu água na boca…!

Tarteletes de maçã e canela

TEMPO DE PREPARO: 15 minutos
TEMPO DE COZIMENTO: 20 minutos
RENDEM 4 tortinhas

Ingredientes
6 folhas de massa filo (24 x 24 cm cada, no mínimo)
25 g de manteiga sem sal derretida
2 maçãs sem sementes e cortadas em fatias finas
2 colheres (sopa) de açúcar
½ colher (chá) de canela em pó
Para servir: 4 colheres (sopa) de iogurte grego (opcional)

1. Aqueça o forno a 200oC. Arrume uma folha de massa filo sobre a superfície de trabalho, pincele-a com um pouco da manteiga derretida e coloque outra folha de massa por cima. Continue a pincelar com a manteiga e a sobrepor com outra folha de massa até que todas as 6 estejam empilhadas. Use um pires como molde e corte 4 círculos.
2. Pincele cada círculo com o restante da manteiga e coloque-os num tabuleiro. Arrume as fatias de maçã sobre a massa redonda, distribuindo-as em leque, a partir do centro.
3. Polvilhe com açúcar e canela e asse por 20 minutos, ou até que a massa esteja dourada e as maçãs macias. Sirva as tarteletes quentes, com 1 colher (sopa) de iogurte grego em cada, se desejar.

Cada tartelete fornece
142 calorias; 22 g de carboidratos; 2 g de proteínas; 6 g de gordura (3 g de gordura saturada).

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Desde que descobriu que era possível ganhar a vida lendo, teve a certeza de que trabalharia com livros. Apesar de ser caseira, adora viajar (paradoxal, não?!) e encontrar os amigos. Suas grandes paixões são a família, o marido e... chocolate!!