Anda estressado no trabalho? Desestresse!

desestresse1Você sabia que o brasileiro é o profissional mais estressado do mundo? Segundo uma pesquisa realizada pela Robert Half, uma empresa de consultoria e recrutamento, o principal motivo é o excesso de tarefas. Então como não deixar que as pendências do trabalho atinjam a nossa saúde?

Aprenda a separar as coisas

Trabalho é trabalho, mas depois (ou antes) é hora de descansar! Muitas pessoas costumam levar trabalho para casa (eu, inclusive!), mas é preciso reconhecer que esse é um hábito nada saudável. Quando sair de sua empresa no fim do expediente, procure deixar pendências e preocupações do lado de dentro do escritório. Force o seu cérebro a “virar uma chavinha” para o horário de lazer/estudo/família, ou o que quer que seja, e foque nisso. É um verdadeiro exercício mental!

Dê o máximo de si em tudo que fizer

Quanto mais coisas tentamos dar atenção ao mesmo tempo, mais ficamos estressados. E quando estiver no trabalho, dê o máximo de si. Quando estiver em casa, também. Fazer as pessoas que amamos felizes é um jeito de desestressar. Assim como realizar o nosso trabalho de maneira eficiente.

Estabeleça prioridades e seja otimista

A maioria de nós se apavora ao deparar com tantas tarefas (não só no trabalho, mas na vida em geral). Porém nem sempre é tão ruim quanto parece. Procurar ver as coisas de maneira positiva ajuda a fazer tudo com mais calma e serenidade. Preocupação não leva ninguém a lugar algum, só traz mais ansiedade e estresse! Então, procure priorizar aquilo que é mais importante e seja otimista. Dica prática: faça uma listinha com todas as tarefas do dia e vá marcando os itens cumpridos. Isso estimula a sensação de dever cumprido – é um ótimo truque para dar um chega pra lá no estresse.

desestresseCurta os seus momentos de lazer ao máximo

Aproveitar os momentos fora do trabalho ajudam a aliviar “o peso” da segunda-feira. Procure fazer do seu fim de semana dias agradáveis e você voltará ao batente muito mais bem-disposto. Faça aquilo de que gosta: leia um romance, faça uma caminhada, escute suas músicas preferidas, passe as horas ao lado das pessoas que ama. Enfim, aproveite cada minuto dos seus dias livres!

Por último, invista na realização profissional

Avalie se o seu estresse no trabalho não está ligado à insatisfação profissional. Pode ser que uma conversa com o seu chefe a respeito daquilo que o incomoda já resolva, mas pode ser também que aquilo em que você trabalha não seja o que você, de fato, gostaria de fazer. Se for assim, repense sua carreira e analise se não vale a pena procurar trilhar novos caminhos profissionais para ser feliz! Afinal, grande parte do seu dia é passado no trabalho!

 

 

Apaixonada por livros desde a infância, descobriu que poderia inspirar pessoas por meio das palavras. Dia após dia, vive em busca de conhecimento e procura olhar para o céu como uma lembrança das infinitas possibilidades de ser feliz.