Aquecedores a gás: entenda antes de instalar

boilerEm tempos de conscientização ambiental, muitas pessoas estão optando por trocar seus chuveiros com aquecimento elétrico, que consomem MUITA energia, por sistemas de aquecimento a gás. Naturalmente essa segunda opção é um pouco mais caro em termos de instalação e manutenção, mas o reflexo na redução da conta de luz compensa bastante. Mas antes de pensar em trocar o sistema da sua casa, que tal conhecer um pouco as possibilidades de aquecedores disponíveis no mercado? Os aquecedores à gás estão divididos basicamente em dois grandes grupos: os de passagem e os por acumulação. Podem usar gás natural (que é o gás encanado nas cidades) ou GLP, que é o
gás de botijão. É muito importante determinar qual tipo de gás seu aquecedor irá consumir antes de comprar o aparelho ou ele não vai funcionar.

Aquecedores a gás de passagem

Embora existam há muito tempo, os aquecedores a gás de passagem ganharam um grande impulso no Brasil durante a crise de energia de 2001 e 2002, quando mostraram-se uma alternativa de eficiente para reduzir o consumo.

Os aquecedores de passagem são aparelhos pequenos e aquecem imediatamente a água que passa por sua alimentação, devolvendo-a quente para a tubulação. No entanto, ao abrir o registro, primeiro sairá a água fria que ficou parada cano. Esses aquecedores tendem a atender um número restrito de pontos de água quente e precisam de acesso a uma área externa para sua chaminé.

Aquecedores de água com acumulação

Os sistemas de aquecimento de água com acumulação, elétricos ou a gás, mantêm grandes volumes de água quente à disposição em um tanque de armazenamento central. Assegure-se de que o tanque tem o tamanho correto para suas necessidades: um tanque grande demais vai gastar energia e dinheiro armazenando água quente que você não vai usar.

Se o seu tanque for antigo, envolva-o em uma manta de isolamento térmico para reduzir as perdas de calor (os tanques modernos já vêm com isso). Faça checagens regulares para garantir que impurezas na água não travem a válvula de segurança. Para isso, erga a alavanca da válvula até que a água escoe pelo cano de descarga. Outros consertos ou serviços de manutenção devem ser feitos por um encanador.

Aquecimento solar

Os sistemas de aquecimento solar usam energia do sol em vez de energia elétrica ou a gás para manter a temperatura de um tanque de acumulação. Em geral funcionam acoplados a um aquecedor elétrico ou a gás que entra em operação quando os coletores solares não conseguem energia natural o suficiente para manter a água aquecida (para não desperdiçar energia, lembre-se de desligar o sistema auxiliar se você sair de férias).

Lembre-se que os painéis de captação funcionam melhor quando estão limpos e livres de poeira. Limpe-os com sabão de tempos em tempos usando uma escova de cerdas macias.

Bomba de calor

Bombas de calor funcionam usando o calor no ar para aquecer a água que está armazenada em um tanque. Uma pequena quantidade de energia elétrica é usada para ativar um refrigerador em volta do sistema – é ele quem transfere o calor do ar para a água. Quanto menos calor no ar, menos eficiente é a bomba; por isso esses sistemas são mais indicados para climas quentes.

Como o evaporador do sistema precisa de ar fresco correndo livremente para um bom funcionamento, verifique regularmente as saídas de ar para garantir que não estejam entupidas por poeira ou lixo. Outros consertos ou serviços de manutenção devem ser feitos por um encanador.

“Rata” de livraria, jornalista (escritora um dia, quem sabe?) e catálogo de música ambulante. Adora sorvete, cachorros e viajar. Mais do que isso, adora conhecer pessoas e suas histórias e fazer amigos.