As cores do quarto podem ajudá-lo a dormir melhor

casa-insonia

Se você está pensando em fazer aquela reforma em casa e quer dar um colorido ao ambiente, planeje bem. As cores que nos circundam pela casa têm influência no nosso humor e bem-estar, e é por isso que você não deve escolher cores quentes ou frias, claras ou escuras, fortes ou suaves apenas em função do uso do aposento.

É inspirador ver fotos de “antes e depois” de um cômodo monótono que foi transformado em um ambiente deslumbrante. Muitas vezes as cores têm grande responsabilidade nessa transformação. Se você tiver dificuldade em escolher as cores das paredes, veja como elas podem influenciá-lo:

  • Cores primárias: azul, vermelho e amarelo claros ressaltam decisões ousadas e fortes em ambientes vivos. São boas escolhas para quartos de criança ou sala de visitas.
  • Cores de outono: laranja, verde, azul e violeta, em tons suaves, dão ao ambiente uma sensação de calma e relaxamento. São ideais para quartos ou bibliotecas.
  • Cores neutras: tonalidades de branco, bege e cinza são as melhores para ligar um ambiente a outro.

Você pode escolher as cores das paredes tanto a partir da cor predominante do seu objeto preferido quanto por uma razão particular. Se você sofre de insônia ou tem dificuldades para dormir, por exemplo, aposte nas cores frias, como todos os tons de azul ou verde, que têm efeito calmante. São ótimas para os quartos, pois acalmam o corpo e a mente. O azul é muito usado em clínicas de tratamento do sono, pois acalma e ajuda a relaxar. Já o verde ajuda no equilíbrio do ambiente e tem função antiestresse.

De qualquer forma, o que pode, de fato, tornar seu quarto acolhedor é a harmonia perfeita de cores, luzes e móveis, favorecendo um sono tranquilo e reparador. Com essas dicas, você conseguirá relaxar à noite e acordar pela manhã com forças renovadas.

Midori Faria

Leitora voraz, beatlemaníaca e cinéfila. Coleciona guardanapos estampados, cartões-postais e canecas. Ama viagem no tempo, zumbis, cheiro de chuva, sorvete derretido e histórias de suspense. Tenta convencer todo mundo de que tem uma bagunça organizada em casa. E é a mais pura verdade!