Atividades lúdicas para o desenvolvimento infantil

brinquedosA etapa do desenvolvimento infantil conhecida como primeira infância – a qual compreende, de forma geral, os cinco anos iniciais de um ser humano ­– é fundamental para a formação cognitiva, social, emocional e afetiva do indivíduo. O exercício dos sentidos e da articulação entre eles, da coordenação motora fina e ampla, da imaginação e da criatividade não deve ser imposto, mas estimulado e mediado pelos tutores da criança.

Nesse sentido, brinquedos educativos se apresentam como um recurso interessante para promover esse acompanhamento, assim como a interação e, consequentemente, o vínculo entre as crianças e os adultos responsáveis por elas.

Por meio de móbiles, chocalhos e paus de chuva, por exemplo, é possível estimular não apenas a percepção auditiva e rítmica do pequeno, como também sua curiosidade e motricidade. Esta última também pode ser exercitada com quebra-cabeças e brinquedos de montar e desmontar, como torres e blocos – os quais ainda desenvolvem o raciocínio lógico.

Merecem destaque a leitura e a contação de histórias. Enquanto livros para essa faixa etária costumam apresentar opções interativas e ser de materiais que estimulam a percepção tátil, a criação de histórias originais a partir de elementos do ambiente pode aprofundar o estímulo da imaginação e incentivar a criança a assumir o protagonismo da brincadeira.

Essas atividades lúdicas permitem à criança se expressar, se entender e explorar o mundo ao seu redor, desenvolvendo, assim, a organização de seu pensamento, fala e vocabulário, fortalecendo a cumplicidade entre crianças e responsáveis e estimulando seu amadurecimento emocional, por meio de aprendizados voltados à assimilação de regras, resolução de conflitos e superação de frustrações.

 

Apaixonada pela literatura, pelo objeto livro e por cada etapa de sua produção, cursa graduação em Letras na UERJ, onde promove iniciativas de capacitação para o mercado editorial para aqueles que compartilham do mesmo sonho: viver de fazer livro.