Batata gratinada: rápida, fácil e deliciosa

batata-gratinadaJá confessei aqui no blog que sou apaixonada por batata. Se tivesse de escolher apenas um alimento para comer pelo resto da vida seria ela. E não sou só eu, pessoas no mundo todo preparam pratos com este alimento tão saboroso.

Aqui mesmo você encontra várias receitas, de sofisticadas a tradicionais, como sopas e acompanhamentos. Mas hoje vamos ver como preparar um prato delicioso que pretendo fazer no fim de semana: Batata gratinada.

Tirei esta receita de O grande livro das batatas, um dos meus preferidos aqui da Seleções!

Você vai precisar de:

750 g de batata
sal e pimenta-do-reino moída na hora
noz-moscada ralada na hora
50 ml de leite
200 ml de creme de leite
2 colheres (sopa) de queijo tipo suíço ou emmental

Preaqueça o forno a 200ºC. Unte um refratário com manteiga. Descasque e lave as batatas, seque-as bem em papel-toalha e, com uma faca afiada ou um fatiador, corte-as em fatias finas.

Disponha as batatas em camadas no refratário, sobrepondo as fatias, e tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Misture o leite e o creme de leite e jogue por cima delas. Em seguida, polvilhe com queijo. Asse em forno quente por 45 minutos até dourar. Sirva quentes. Essa batata gratinada combina com pratos de carne ou uma salada de sua preferência.

Pronto! Espero que você se delicie com esse prato tanto quanto eu!

 

 

 

 

 

 

Apaixonada por livros desde a infância, descobriu que poderia inspirar pessoas por meio das palavras. Dia após dia, vive em busca de conhecimento e procura olhar para o céu como uma lembrança das infinitas possibilidades de ser feliz.