Biblioteca: um mundo a ser descoberto

biblioteca-mundoNa revista deste mês, publicamos um artigo que conta as lembranças de uma menina em uma biblioteca. Confesso que me emocionei ao ler essa história, pois ela me fez pensar em como a ida à biblioteca pode fazer diferença na vida de uma criança – como fez na minha.

Felizmente, tive a sorte de ter tido uma biblioteca em meu colégio e ter sido impulsionada a ler por meus professores, que faziam diversas atividades lá. (Se eu fechar os olhos, ainda consigo reconstruir o local em minha mente).

Hoje sabemos que esse contato com os livros é importante para a formação de qualquer leitor, pois apresenta a ele um mundo completamente novo e o prepara para um futuro de leitura prazerosa.

Mas, afinal, como despertar nos filhos o amor pelos livros (e pelas bibliotecas!) desde a infância?
biblioteca-crianca1- Leve seu filho a um passeio por uma das bibliotecas de sua cidade. Enquanto caminham por entre as estantes de livros, conte-lhe uma história e o faça imaginar quantas histórias diferentes há no mundo da leitura que está bem diante dele.

2- Incentive-o a pegar livros emprestados na biblioteca da escola. Hoje, com a Internet, os alunos perderam o hábito de fazer pesquisa em livros para os trabalhos escolares. De fato, a Internet é uma grande facilitadora, mas nem sempre apresenta fontes confiáveis de pesquisa.

biblioteca-internet3- Por falar em Internet, mostre-lhe algumas bibliotecas virtuais no Brasil e no mundo. Tenho certeza de que ele ficará com vontade de visitar uma delas pessoalmente.

4- Tenha um momento de leitura em casa. Não só leia para ele, mas peça-lhe que conte uma história para você (mesmo que ele ainda não saiba ler!)

5- Escreva um livro com seu filho. Crianças, em geral, gostam muito de desenhar. Então que tal vocês fazerem juntos um livro para dar de presente para o papai?

6- Fique atento a eventos de leitura nas bibliotecas e livrarias de sua cidade. E mostre a ele como a leitura pode ser uma diversão!

 

Apaixonada por livros desde a infância, descobriu que poderia inspirar pessoas por meio das palavras. Dia após dia, vive em busca de conhecimento e procura olhar para o céu como uma lembrança das infinitas possibilidades de ser feliz.