Biscoitos de aveia e chocolate branco para adoçar 2017!

Biscoitos-de-aveia-e-chocolate-brancoEnfim o novo ano chegou! Muita festa, muitas resoluções de ano-novo e… muito mais sobras de ceia na geladeira. Mas talvez você esteja (como eu!) com uma vontade danada de deixar as rabanadas um pouco de lado e comer uma coisa com cara de ano-novo (aqui, leia-se fresquinho!)… Que tal então começar o ano perfumando a casa com aroma de bicoitos de aveia recém-assados?? Humm…

Esses biscoitos de aveia e chocolate branco vão tornar o lanche da tarde muito mais gostoso! Eles são superfáceis de preparar e podem ser um belo programa para as férias! Chame as crianças para ajudar: elas vão adorar amassar as bolinhas de massa na assadeira. E, como a receita rende cerca de 60 biscoitos, não vai faltar trabalho para elas!!

Minha dica é começar separando todos os ingredientes – não tem nada pior que descobrir no meio da receita que você não tem algum dos itens em quantidade suficiente. Eu faço assim: separo tudo em potinhos e me sinto uma verdadeira chef num programa de culinária (taí, os pequenos vão curtir isso também! ;)). Quando fiz esta receita pela primeira vez, não usei essência de coco – e confesso que não senti a menor falta! Mas se você gostar do sabor do coco mais pronunciado, vale a pena usar!Biscoitos-ingredientes

Ingredientes
1 xícara (250 g) de manteiga
1/2 xícara (110 g) de açúcar
1/2 xícara (115 g) de açúcar mascavo peneirado, apertado no medidor
1 ovo
2 colheres (chá) de essência de baunilha
1 colher (chá) de essência de coco
180 g de chocolate branco derretido
1 1/4 xícara (185 g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1  1/2 xícara (185 g) de aveia em flocos finos
1 xícara (55 g) de coco em flocos (sem adição de açúcar)
açúcar adicional

Modo de preparo
Numa tigela, bata a manteiga e os açúcares até obter um creme claro e fofo. Adicione o ovo, as essências de baunilha e de coco, batendo sempre (eu usei a batedeira só até esta etapa!). Acrescente o chocolate derretido e mexa com uma colher de pau ou espátula. Em outra tigela, misture a farinha, o sal e o bicarbonato de sódio. Junte ao creme de manteiga misture bem. Adicione a aveia, o coco e misture mais uma vez.

Com uma colher de sopa, coloque porções de massa em assadeiras untadas, deixando 7 cm entre cada porção. Ao assar, a massa vai se espalhar formando bolachas grandes e crocantes – por isso, não encha demais a colher.

Biscoitos-Assados1

Aqui eu usei um truque ótimo que aprendi no livro Cookies: Biscoitos, Bolinhos e Brownies, de onde retirei esta receita. Eu cobri as assadeiras com papel-manteiga e untei o papel. Uma maravilha: nenhum biscoito grudou!!

Em seguida, unte a base de um copo com óleo e passe no açúcar adicional. Achate de leve os biscoitos de aveia com o copo, passando‑o novamente no açúcar quando necessário. Atenção: o açúcar é usado apenas para que o fundo do copo não grude na massa. Ele também faz uma “crostinha” sobre os biscoitos ao serem assados, mas cuidado para não exagerar na dose, ou eles ficarão doces demais!Biscoitos-Assados21

Leve ao forno a 180°C por 10‑12 minutos, ou até dourarem. Deixe esfriar por 1 minuto antes de transferir para grades para esfriarem por completo.

Agora é só saborear!! Mas não deixe de voltar e contar pra gente se gostou dessa receita de biscoitos de aveia e chocolate branco, viu?! E feliz 2017 para você!

:)

Desde que descobriu que era possível ganhar a vida lendo, teve a certeza de que trabalharia com livros. Apesar de ser caseira, adora viajar (paradoxal, não?!) e encontrar os amigos. Suas grandes paixões são a família, o marido e... chocolate!!