Cabelos: dicas para mantê-los bonitos e saudáveis

Cabelo, cabeleira, cabeluda, descabelada, já dizia Gal Costa. Cada pessoa tem um tipo de cabelo (determinado pela hereditariedade), mas uma coisa é comum a todas nós: quem não quer ter cabelos bonitos e saudáveis?

Ao contrário do que se pensa, os cabelos precisam ser alimentados de dentro para fora. Nem sempre a solução está em medicamentos e produtos industrializados agressivos. Aliás, estes podem até danificá-los. Abaixo, você encontra seis dicas para manter seus cabelos saudáveis.

1 O estado do cabelo depende da situação interna do corpo. Uma alimentação com a quantidade suficiente de vitaminas e minerais – principalmente sílica, ferro, enxofre, zinco, complexo B e vitamina C – é vital para a boa nutrição capilar.

2 Evite secadores e pranchas aquecidas, pois enfraquecem o cabelo. Deixe-o secar naturalmente.

3 Proteja o cabelo dos elementos naturais. Use chapéu no verão e touca ao nadar, pois o sol, o sal e o cloro danificam os cabelos. Para proteger ainda mais, esfregue azeite de oliva nas pontas antes de nadar.

4 Tenha cuidado com os remédios. Pílula anticoncepcional, cápsulas de emagrecimento, remédios para tireoide, cortisona e antibióticos podem causar fragilidade e até queda de cabelo.

Massageie a cabeça para aumentar a saúde do couro cabeludo. Com a ponta dos dedos e a palma das mãos, faça movimentos circulares durante 3 a 5 minutos todos os dias.

6 Para obter um ótimo tratamento condicionador, aqueça 1⁄2 xícara de óleo de semente de damasco ou de amêndoas doces e massageie o couro cabeludo e os cabelos. Amarre uma toalha úmida e aquecida em volta da cabeça e cubra-a com uma touca plástica de banho. Depois de uns 45 minutos, lave a cabeça com xampu.

E se, além de cabelo, você tem barba e bigode, que tal descobrir como cuidar melhor deles também?

Raphani Margiotta

Apaixonada por livros desde a infância, descobriu que poderia inspirar pessoas por meio das palavras. Dia após dia, vive em busca de conhecimento e procura olhar para o céu como uma lembrança das infinitas possibilidades de ser feliz.