Cãibra muscular? Livre-se dela!

Saude_caibra-muscularRecentemente decidi que parte do meu percurso de volta para casa do trabalho eu passaria a fazer a pé. Sei que incluir uma caminhada diária de 30 minutos certamente vai trazer benefícios para minha saúde. Para obter benefícios reais, respirei fundo e segui em passadas aceleradas por todo o caminho do metrô até em casa. Eu não sou a pessoa mais ativa do mundo, então é claro que no dia seguinte as minhas pernas reclamaram: acordei com cãibra muscular! É o que acontece quando o corpo faz exercícios mais vigorosos do que está acostumado…

Acordei de repente com a dor e na mesma hora meu marido disse: estique a perna para alongar o músculo!! Ele tinha razão: alongar é uma boa medida para relaxar a perna com cãibra  muscular. O ideal é que o músculo seja alongado no sentido contrário ao da cãibra ou sentar no chão com as pernas esticadas e puxar os dedos dos pés.
Mas existem outros métodos que podem trazer grande alívio! Veja só:

Faça massagem no músculo com cremes que contenham mentol, cânfora ou castanha-da-índia. Outra opção eficaz é pingar algumas gotas de óleo essencial de erva-de-são-joão, eucalipto ou tomilho em um pouco de óleo de amêndoas (ou outro óleo vegetal) e fazer a massagem com essa mistura.

A cãibra muscular pode ser causada por falta de minerais. Consuma alimentos como brócolis, banana, funcho, frutas secas, aveia, nozes e laticínios para obter doses suficientes de magnésio, potássio e cálcio.

• Se você tem cãibra muscular com frequência, faça um tratamento com vinagre de maçã: dilua 2 colheres (chá) de vinagre de maçã em um copo d’água e beba todos os dias por pelo menos 4 semanas.

Se você também tem o seu próprio método de alívio para cãibras musculares, compartilhe conosco aqui no Blog!

Desde que descobriu que era possível ganhar a vida lendo, teve a certeza de que trabalharia com livros. Apesar de ser caseira, adora viajar (paradoxal, não?!) e encontrar os amigos. Suas grandes paixões são a família, o marido e... chocolate!!