A quantidade certa de comida e bebida para um jantar

Vai receber um grupo para jantar? Não sabe como calcular exatamente a quantidade de comida e bebida que deve comprar? Evitar sobras e desperdício é o objetivo de qualquer organizador de festas. Aqui vão algumas dicas infalíveis, tiradas do nosso espetacular livro Como fazer quase tudo.

 

  • Canapés Calcule quatro por pessoa para acompanhar drinques antes do jantar, 12-15 por cabeça para um coquetel de 2 horas.
  • Comida Calcule cerca de 700 g por pessoa no total para uma refeição principal de três pratos. Para um jantar ou almoço, sirva um prato principal consistindo em cerca de 200 g de proteína como carne ou peixe, 125-150 g de carboidrato como batata, arroz ou massa e mais 125-150 g de vegetais como acompanhamento. Se servir massa como prato principal ou uma entrada substancial, trabalhe na base de 100-125 g por pessoa.
  • Bebidas Uma garrafa de 750 ml de vinho dará para seis taças. Calcule na base de 3 ou 4 taças por pessoa para um evento com duração de 2 horas. Para bebidas leves, como suco de laranja, calcule cerca de 400 ml por pessoa.

Boa sorte e sucesso no jantar!

R. P.

 

É mãe do Nicolas e do Patrick. Nas horas 
vagas trabalha editando a Revista Seleções e outros produtos editoriais do Reader’s Digest Brasil.