8 dicas para manter a pressão arterial dentro dos limites saudáveis

pressao-arterialMuito se fala sobre a pressão arterial, mas o que poucos sabem é que ela pode ser controlada adotando-se um estilo de vida saudável e tomando medidas simples para reduzir o risco de hipertensão. É evidente que os anti-hipertensivos ajudam a reduzi-la, mas, além dos medicamentos, há muito a se fazer para manter a pressão dentro dos limites. A seguir, veja 8 medidas simples para atingir esse objetivo:

Mexa-se
Pratique exercícios vigorosos por 30 minutos, três vezes por semana. Isso não significa ir à academia se não quiser: caminhada e jardinagem são boas formas de exercício.

Controle de peso
Mantenha o peso dentro da faixa normal para sua altura e seu sexo.

Eliminar o estresse
Encontre algumas formas de controlar o estresse que lhe sejam eficazes e convenientes e coloque-as em prática.

Alerta contra o sal
Reduza o consumo de sal. – isso pode exigir a orientação de um nutricionista, mas uma estratégia simples e eficaz é reduzir a ingestão de alimentos industrializados e salgadinhos. Os especialistas sugerem limitar o consumo diário a cerca de 5 kg – uma colher de chá rasa.

Conheça os riscos
A hipertensão tem caráter familiar; portanto, se seus pais são hipertensos, talvez você também seja. Verifique a pressão arterial regularmente, sobretudo depois de completar 45 anos.

Limite o consumo de álcool
Se você deseja controlar a pressão arterial, deve beber no máximo um copo de vinho, alguns dias por semana.

Pare de fumar
O tabagismo é um importante fator de risco para a hipertensão arterial. Use todos os recursos disponíveis para deixar de fumar.

Coma bem
Reduzir o consumo de gordura e aumentar o de fibras não traz melhora direta da pressão arterial, mas diminui o risco de infarto no miocárdio.

Apaixonada por livros desde a infância, descobriu que poderia inspirar pessoas por meio das palavras. Dia após dia, vive em busca de conhecimento e procura olhar para o céu como uma lembrança das infinitas possibilidades de ser feliz.