10 maneiras simples de economizar água

aguaNão sei vocês, mas com o calor que anda fazendo tenho a tendência de gastar mais água. São dois a três banhos por dia, fora às vezes em que lavo o rosto ou preparo algum lanche refrescante – o que gasta água também. Já ouvi até algumas pessoas dizerem que lavar louça se tornou um prazer rsrsrs. Mas é justamente nessa época de escassez das chuvas que começa a falta d’água em diversos estados do país.

Para evitar que isso aconteça, que tal começarmos a economizar água? Sem ter que fazer nenhum grande sacrifício, podemos tomar medidas simples que evitam transtornos em épocas tão quentes como essa.

Quer muitas dicas pra economizar na sua conta de luz? Peça hoje o mais novo lançamento de Seleções – “500 dicas para economizar energia”. Um guia completo que ensinará você a economizar dinheiro, poupar energia e fazer a diferença. Aprenda como pequenas mudanças na casa e em sua rotina ajudarão você a gastar menos todos os meses e fazer do mundo um lugar melhor!

Então veja as dicas a seguir e comece hoje mesmo a economizar água!

10 maneiras simples de economizar água 

banho-agua1- Tome banhos mais rápidos. Cada minuto a menos no chuveiro pode evitar o desperdício de 23 litros de água, dependendo do chuveiro.

2- Se você tem uma torneira pingando, conserte‑a logo – o desperdício de água pode chegar a 2.000 litros por mês. Não tente apertar mais a torneira, pois isto desgastará a arruela e agravará o vazamento.

3- Sempre que abrir uma torneira e esperar a água ficar quente, guarde a água fria numa jarra ou balde e use‑a para regar as plantas, encher o bule ou qualquer outra finalidade. Você pode economizar água (cerca de 4 litros!) a cada vez que fizer isso.

torneira-agua4- Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou se barbeando. Uma torne aberta pode desperdiçar até 15 litros por minuto.

5- Se tiver a opção, use a meia-descarga no banheiro, sempre que for apropriado. Você pode economizar água (cerca de 8 litros!) por descarga.

6- Só use a máquina de lavar na capacidade total. A redução do número de lavagens pode economizar grande quantidade de água – modelos com abertura superior chegam a usar 240 litros por lavagem.

7- Não use a lava-louças com poucas peças. Cada ciclo de lavagem evitado representa uma economia de até 50 litros.

8- Ao lavar a louça manualmente, enxágue os pratos na pia cheia de água em vez de sob a torneira. Você pode economizar até 15 litros por minuto.

9- Lave frutas e verduras em uma bacia com água ou na pia cheia até a metade em vez de sob a torneira. Isso pode reduzir o consumo de água em mais de 30 litros a cada vez.

10- Ao lavar o carro, use balde e esponja no lugar da mangueira. Se utilizar apenas seis baldes, a economia chegará a 150 litros por lavagem.

Quer saber mais de economia ? Veja 12 dicas para economizar energia ou leia o livro Salve o Meio Ambiente, de Seleções do Reader’s Digest.

Apaixonada por livros desde a infância, descobriu que poderia inspirar pessoas por meio das palavras. Dia após dia, vive em busca de conhecimento e procura olhar para o céu como uma lembrança das infinitas possibilidades de ser feliz.