Como fazer a mala sem estresse!

Fazer-a-malaVai viajar no réveillon ou nas férias? Que ótima notícia! E você já reservou um tempinho para fazer a mala? Pra muita gente essa é a pior etapa da viagem. Isso porque a maioria das pessoas não se programa para fazer a mala com antecedência, e na última hora apenas joga tudo o que vê pela frente lá dentro. O resultado: parece que nada cabe e quando chegamos ao destino descobrimos que nos esquecemos de vários itens importantes… Quem nunca passou por essa situação?

Acabe com o suplício na hora de fazer a mala! Siga as dicas a seguir e veja como o processo de fazer a mala pode ser muito mais rápido e fácil – e com a vantagem de que na hora de usar, você não vai perder nem um segundo precioso da sua viagem procurando os itens dentro da mala, pois estará tudo organizado. Vamos lá!

PASSO 1: A LISTA
Faça uma lista de tudo o que você quer levar – e depois faça uma revisão crítica. Você só deve colocar na mala os itens de que realmente precisará (e não o guarda-roupa inteiro!). A lista vai ajudar a não esquecer nenhum item essencial.

PASSO 2: A SELEÇÃO
Arrume sobre a cama todos os itens que você pretende levar antes de começar a fazer a mala propriamente. Uma dica é pré-programar as combinações de roupas que vai usar. Por exemplo: para uma viagem de três dias: três mudas de roupa para usar de dia, duas mudas para a noite, um pijama, etc. Uma vez feito isso, faça uma nova revisão crítica (você não precisa levar uma muda extra para cada dia!)

PASSO 3: A ARRUMAÇÃO
Organize os itens já separados em quatro grupos: itens menores, como roupas de baixo e de banho; calças que talvez fiquem amassadas, itens informais como jeans e camisetas; outros itens que amassam facilmente, como camisas blusas e saias. Se você for levar jeans e camisetas, a melhor forma de economizar espaço é guarda-los enrolados em cilindros compactos.

Siga o guia abaixo para colocar cada grupo na mala, em camadas sucessivas.

Camada superiorfazer-a-mala-5
Roupas que amassam devem ser dobradas e colocadas por cima. Se possível, itens como paletós ou vestidos devem ser colocados abertos, em vez de dobrados.

Camada intermediária
Coloque uma camada de jeans e camisetas enrolados bem apertados em cilindros. Arrume toalhas da mesma forma.

Camada inferior
Coloque a bolsa de roupas para lavar (no fim da viagem!), roupas de baixo e de banho, meias e meias-calças. Deixe as calças penderem para fora da mala e dobre sobre a próxima camada de roupas para evitar que amassem muito.

Parte rígida da lombada
Coloque sapatos e cintos na lombada. Enfie as meias dentro dos sapatos para ganhar espaço.

Tampa
Coloque itens planos nas bolsas da tampa.

Prontinho! Agora é só pegar a estrada (ou avião, ou barco, ou qualquer que seja o seu transporte) e curtir as férias!

Desde que descobriu que era possível ganhar a vida lendo, teve a certeza de que trabalharia com livros. Apesar de ser caseira, adora viajar (paradoxal, não?!) e encontrar os amigos. Suas grandes paixões são a família, o marido e... chocolate!!