Como montar um escritório em casa e consumir menos energia

escritorio-energiaTrabalhar em casa pode ser uma ótima opção para quem sabe organizar a própria rotina e se cansou daquela “vida de escritório”. Você não só tem mais tempo para si como também contribui para a preservação do meio ambiente.

Do ponto de vista sustentável, pessoas que trabalham em casa ajudam a reduzir o tráfego, economizam combustível e, consequentemente, diminuem a poluição do ar. Mas é preciso estar atento, pois mesmo uma estrutura pequena pode consumir bastante energia e ser fonte de desperdício e poluição. A seguir veja algumas práticas que você pode adotar para preservar sua saúde, seus recursos e o meio ambiente ao trabalhar em casa.

Cuidados com o escritório

● Diminua a desordem, para aspirar, limpar e encontrar documentos e objetos mais facilmente.
● Assegure-se de que o escritório esteja bem ventilado, pois os equipamentos eletrônicos são uma fonte importante de calor e gases nocivos.
● Evite móveis de escritório feitos de madeira aglomerada, que pode conter compostos orgânicos voláteis (COVs). Prefira madeira maciça.
● Considere a compra de móveis de segunda mão, para reaproveitar materiais, economizar dinheiro e reduzir a emissão de gases.
● Aproveite ao máximo a luz natural. Seu monitor poderá precisar de protetor de tela para reduzir o reflexo, mas tente manter a mesa perto da janela para ler sob a luz natural.
● Na iluminação artificial, use lâmpadas fluorescentes compactas (LFCs), mais eficientes.

Escolha dos equipamentos

● Escolha produtos econômicos, de preferência com alguma certificação de consumo eficiente de energia.
● Opte por um computador que possa receber upgrades com facilidade.
● Avalie a conveniência de um laptop. Ele pode consumir até 90% menos energia que um computador de mesa, e pode ser usado com monitor, teclado e mouse convencionais.
● Para economizar energia, prefira periféricos, como drives de CD, no computador, em vez de comprar unidades independentes. Ou compre unidades independentes alimentadas pelo próprio computador.
● Avalie aparelhos multifuncionais, que reúnem num só impressora, fax e scanner e que podem economizar energia.
● Ao escolher uma impressora, lembre-se de considerar a capacidade de impressão e o preço dos cartuchos de tinta.
● Se precisar de um aparelho de fax, escolha um compatível com papel comum, para utilizar os dois lados, e procure modelos que escaneiam os dois lados, para poupar energia. Ou então adquira um software de fax. Se tiver scanner, use-o para enviar documentos por e-mail.

Como economizar energia

● Use os recursos de economia de energia de seus equipamentos.
● Escolha o menor período de inatividade possível para seu computador entrar em modo de repouso.
● Desligue os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso.
● Evite os protetores de tela do computador. Eles são desnecessários em monitores de cristal líquido e não reduzem o consumo de energia. Recorra ao modo de repouso ou desligue a máquina.
● Se o computador não dispõe de recursos de economia de energia, desligue o monitor quando estiver fora de uso; ele é responsável por 80% do consumo.
● Ao imprimir, escolha a opção “rascunho”, para economizar tinta.

O que fazer com o lixo eletrônico

● Tente reaproveitar periféricos e outros componentes, e reciclar computadores antigos.
● Doe aparelhos antigos a organizações sem fins lucrativos ou a amigos.
● Recicle ou recarregue os cartuchos da impressora. Existem empresas que recarregam cartuchos, mas confira se a recarga não danificará a impressora ou invalidará a garantia.

Apaixonada por livros desde a infância, descobriu que poderia inspirar pessoas por meio das palavras. Dia após dia, vive em busca de conhecimento e procura olhar para o céu como uma lembrança das infinitas possibilidades de ser feliz.