Como recuperar o equilíbrio

equilibrioA falta de equilíbrio entre as áreas da nossa vida afeta nosso bem-estar e impede que tenhamos uma vida plena. Muitas vezes nos ocupamos demais com o trabalho, ou não reservamos tempo para nós mesmos, ou ainda negligenciamos a saúde e perdemos tempo com coisas que não são tão importantes para nós. Por isso, é preciso parar para refletir sobre nossa qualidade de vida e encontrar um meio-termo entre o que precisamos fazer e o que gostamos de fazer. Para ajudá-lo, veja a seguir dicas sobre como recuperar o equilíbrio.

Faça uma pausa
Todos temos necessidades diferentes – alguns progridem num ritmo acelerado; outros precisam de calma –, mas todos precisamos de tempo para respirar.

● Se necessário, reserve tempo para você mesmo na forma de compromissos diários, e trate-os com a mesma seriedade com que trata os compromissos de trabalho.
● Evite o excesso de compromissos aprendendo a dizer não, tanto para você quanto para outras pessoas. Assumir muitas obrigações, tanto no trabalho quando na vida familiar, pode gerar um colapso na saúde.
● Se você tem um trabalho de caráter analítico, como contabilidade ou direito, tente passar um tempo exercitando seu lado criativo. Não precisa ser pintando ou tocando um instrumento musical. A jardinagem, a culinária e a marcenaria também envolvem a imaginação.
● Caso esteja sob uma pressão que não possa controlar, proporcione a si mesmo alguns prazeres. Um almoço com um amigo, uma massagem aromaterápica ou um frasco do seu perfume favorito pode ajudar a aliviar o estresse.
● Premie-se quando conseguir algo. É importante reconhecer as próprias conquistas, por menores que sejam, e ser bom para si mesmo.
● Tente dispor de algum tempo para cuidar de sua espiritualidade. Uma simples oração pela manhã pode representar um oásis de tranquilidade, para o qual você poderá escapar se tudo o mais for agitado em sua vida.

Gerenciamento do tempo
Tenha o domínio das coisas em vez de deixar que elas o dominem, e você evitará o estresse de precisar correr para viver a vida.

● Conserte as coisas logo que comecem a funcionar mal; não espere que os reparos se tornem tão caros que seja melhor trocar o produto.
● Não deixe a desordem se acumular. Recoloque os objetos no lugar logo que terminar de usá-los. Doe o que não usa por um longo tempo para obras de caridade. Arrume sua área de trabalho ou hobby  ao terminar de usá-la no dia. Não só fica mais fácil encontrar tudo no dia seguinte, como você se sentirá melhor voltando a um lugar organizado.
●  Reponha os suprimentos em casa e no escritório antes que acabem. Dessa forma você não precisará fazer compras num momento inoportuno.
●  Sempre que retirar algo de uma pasta no escritório, gaste alguns minutos pondo em ordem os outros papéis antes de recolocar a pasta na gaveta. É uma maneira tranquila de reorganizar seu sistema de arquivos.
●  Sempre que caminhar pelo jardim, remova ervas daninhas, apare algumas flores e retire a folhagem seca. Pequenas manutenções regulares propiciam um jardim caprichado.

Mantenha o interesse
A letargia é ruim para a saúde mental e pode ter um impacto adverso na saúde física. Sempre crie para si mesmo o desafio de aprender algo novo. Nada é mais instigante que o domínio de uma técnica desconhecida.

●  Amplie seus horizontes a cada dia. Tente exercer uma atividade nova ou visite algum lugar em que nunca esteve antes. Até mesmo encontrar formas de melhorar e aperfeiçoar tarefas cotidianas pode ser um desafio prazeroso.
●  Faça cursos à noite. Aprenda um idioma, pintura ou fotografia; entre num coral ou tenha aulas de dança.
●  Não se vicie em televisão. Esta pode ser um complemento fascinante do mundo real, mas não pode ocupar o seu lugar. Se você assiste à televisão em excesso, tente ser mais seletivo e passar menos tempo diante da tela. Procure fazer algo diferente e mais interessante.

Apaixonada por livros desde a infância, descobriu que poderia inspirar pessoas por meio das palavras. Dia após dia, vive em busca de conhecimento e procura olhar para o céu como uma lembrança das infinitas possibilidades de ser feliz.