Que tal uma salada no pote?

healthy vegetable cheese salad in mason jars

Um dia você acorda determinado a começar a se alimentar de forma mais saudável, prepara uma salada de manhã com capricho e leva para o trabalho, mas quando chega a hora do almoço… as folhas estão murchas, o molho vazou e na manhã seguinte já bate aquela preguiça de montar sua salada e você acaba levando a macarronada do jantar da noite anterior.

Parece familiar? Uma solução pode ser a salada em pote, tendência que vem conquistando cada vez mais adeptos entre as pessoas que almoçam fora de casa.

Entre as principais vantagens da salada em pote estão: o pote de vidro conserva bem os alimentos, permitindo o preparo no dia anterior; a praticidade de poder levar na bolsa sem risco de vazamentos; a diversidade nutricional e o melhor: o sabor de uma salada fresquinha.

Para montar sua salada basta comprar ou reaproveitar um pote de vidro com tampa em bom estado (potes de palmito e azeitonas em conversa costumam ser comuns) e ir colocando os ingredientes em camadas seguindo a ordem:

1 – Na primeira camada, no fundo, coloque o molho.
2 – Nas camadas intermediárias distribua os vegetais mais densos, como cenoura, beterraba, pepino, tomate e outros de sua preferência.
3 – Por fim, as folhas ficam sempre no topo do pote, sem ter contato com o molho.

Dessa forma, os ingredientes permanecem frescos e na hora de comer é só chacoalhar o vidro para misturar o molho no fundo com todos os vegetais. Também é possível adicionar proteínas, como frango desfiado, e oleaginosas como nozes e castanhas de caju às camadas intermediárias para complementar sua salada, deixando seu pote ainda mais saudável!

 

Apaixonada por literatura latino-americana, sempre teve certeza que o paraíso seria uma espécie de biblioteca e foi cursar Produção Editorial na UFRJ para aprender a fazer esses objetos mágicos. Também gosta de domingos com céu claro, gatos e futebol.