Confira dicas para dar remédios aos pets com segurança

Quem tem animais em casa sabe a verdadeira luta que pode ser dar remédios quando ficam doentes. A estratégia mais fácil parece ser apenas disfarçar o comprimido em algum petisco, mas nem sempre é o mais recomendado e alguns cuidados são necessários. Confira as dicas abaixo:

  • Se certifique durante a consulta no veterinário que não há problema em triturar, retirar a película da pílula ou misturar o medicamento com comida. Alguns comprimidos não podem ser partidos ou precisam ser administrados em jejum.
  • No caso de medicação contínua por longos períodos de tempo, tente associar o horário do remédio positivamente: brinque, faça carinho, dê petiscos etc. Pode ser que seu pet passe até a esperar ansiosamente pela hora da medicação.
  • Se na sua cidade existir farmácias veterinárias de manipulação, é uma boa ideia manipular o medicamento com substancias palatáveis caso seja aprovado pelo médico veterinário.
  • Gatos são desconfiados por natureza e dificilmente são enganados por algo estranho misturado na comida. Para eles, o melhor método costuma ser abrir a boca do animal e jogar a medicação além do alcance da língua, pois dessa forma eles não sentem o gosto desagradável do remédio. Mas atenção: não feche a boca do felino depois, ele pode se engasgar e até acabar aspirando o comprimido. Espere algum tempo e observe para se certificar que foi engolido.
  • Outra dica para donos de gatos escaparem das unhadas durante a árdua tarefa é enrolar o animal em uma coberta ou toalha e usar um aplicador de comprimido com ponta de silicone, que são vendidos em pet shops. Jamais use outro tipo de instrumento pois pode machucar os dentes e boca de seu peludo.

sick ill dog