Crianças precisam do café da manhã: veja estas dicas!

cafe-da-manha-1O café da manhã é a refeição mais importante do dia – mas você sabia que é ainda mais importante para as crianças? Não é à toa que a sabedoria popular recomenda que se “tome o café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo”.  E, se esse conselho é importante para os adultos, o peso é ainda maior quando se tata das crianças.

O motivo é  simples: depois de uma longa noite de sono, é claro que o cérebro precisará de alimento para realizar bem as suas funções. Assim, se as crianças não tomarem o café da manhã em casa (seja porque estão atrasadas ou porque ainda não despertaram completamente), elas não demorarão a sentir fome na escola. O resultado será atenção e memória prejudicadas, o que obviamente se refletirá no desempenho escolar.

E não é só: estudos sugerem que crianças com fome são mais propensas a se comportarem mal na escola. Por outro lado, um desses estudos mostrou que as crianças que consumiram pela manhã uma bebida contendo glicose apresentaram aumento de atenção e menor sinal de frustração na realização de tarefas. Um café da manhã adequado também ajuda a regular o apetite ao longo de todo o dia, contribuindo para manter as crianças longe da crescente tendência do sobrepeso e da obesidade infantil.

Para começar a oferecer a melhor nutrição para os seus filhos logo pela manhã, veja as dicas a seguir.

Café da manhã para as crianças começarem bem o dia

* A refeição deve ser rica em nutrientes. Os cereais integrais são uma ótima opção, pois fornecem proteínas de boa qualidade, carboidratos complexos, a fonte ideal de energia, e fibras saudáveis para o sistema digestivo, além de vitaminas e minerais que ajudam na produção de neurotransmissores cerebrais. Você pode consumi-los em pães integrais, panquecas multigrãos e até em cereais matinais integrais, que podem ser complementados com leite e frutas para fornecer ainda mais nutrientes, como o cálcio e vitaminas.

* Aposte na variedade! Quanto mais variado for o café da manhã, mais nutrientes o seu filho vai absorver. Ofereça uma opção diferente a cada dia da semana – isso ainda ajudará a tornar o paladar da criança mais abrangente. Boas opções são: iogurte com frutas, torradas integrais com geleia de frutas light, ovo cozido e torrada, pão integral com requeijão light.cafe-da-manha-2

* Torne o café da manhã um momento agradável. Não apresse seu filho nem faça pressão para que ela raspe o prato. Reúna a família em torno da mesa e estimule a criança a participar da conversa, que pode ser sobre os sonhos que ele teve ou sobre as atividades que ele vai fazer durante o dia. Essa postura deve ser adotada em todas as refeições. Você também pode trazer um pouco de humor para o prato, criando desenhos com pedaços de frutas, vegetais e pães integrais para estimular a criança a se interessar pela comida.

Conte pra gente quais são as preferências do seu filho para o café da manhã!

Desde que descobriu que era possível ganhar a vida lendo, teve a certeza de que trabalharia com livros. Apesar de ser caseira, adora viajar (paradoxal, não?!) e encontrar os amigos. Suas grandes paixões são a família, o marido e... chocolate!!