Cuidar da casa ou da saúde? Faça os dois!

Hoje uma colega de trabalho passou por mim pelo corredor andando com certa dificuldade. Perguntei qual era o problema e ela me disse que começou a sentir fortes dores nas costas ao arrumar a cama antes de vir para o trabalho. Nesse momento eu me lembrei de algo que havia lido no livro “Sua saúde em 15 minutos por dia”, sobre como realizar trabalhos domésticos sem prejudicar a saúde. Peguei o exemplar da estante e compartilhei a informação com ela. Como são dicas muito importantes, apesar de simples, compartilho com vocês também.

Aspirar o pó ou varrer a casa

Para realizar tarefas de limpeza como essas, use aparelhos com cabos longos o bastante para que você não arqueie a coluna. Mantenha a postura conscientemente ereta.

Limpar o chão

Se você não puder evitar certas tarefas domésticas, como remover manchas difíceis no piso, apoie um dos joelhos no chão e use o outro para apoiar o antebraço.

Arrumar a cama

Ao arrumar a cama, apoie um dos joelhos ou uma das mãos no canto da cama para aliviar o esforço da coluna ao curvar-se.

Passar roupa

Ao passar roupa, sente-se e levante-se sempre que possível. A altura ideal da tábua de passar deve ser a mesma de sua cintura. Não incline o corpo para a frente – ajuste a tábua à sua postura. Seus ombros devem ficar relaxados e não contraídos.

Trabalhos manuais perigosos

Fazer tricô, costurar e bordar são atividades que sobrecarregam demais a coluna de qualquer pessoa. Esforce-se para manter a postura correta.

Mesa de carpinteiro

Quando você trabalhar sobre uma mesa de carpinteiro deve aplicar as mesmas instruções sugeridas no tópico “Passar roupa”.

Dica muito importante!

Jamais passe mais que 15 minutos de trabalho sem mudar de posição. Levante-se com regularidade e movimente-se. Caso seja possível, ande durante alguns segundos, mesmo que isso lhe pareça perda de tempo.

É mãe do Nicolas e do Patrick. Nas horas 
vagas trabalha editando a Revista Seleções e outros produtos editoriais do Reader’s Digest Brasil.