Cuide da pele seca no inverno

saude-cuidados-pele-capaO frio traz muitas coisas boas: sopinha, vinhozinho, edredom e aconchego. Infelizmente, como tudo que é bom na vida, também traz desvantagens ­– e o ressecamento é uma delas. Você começa a sentir na pele (literalmente) a queda de temperatura: coceira, aspereza, aspecto esbranquiçado e craquelado e doenças como dermatite atópica e psoríase.

Além de áspera, a pele seca fica sem elasticidade e irritada, refletindo mal a luz e, por isso, aparentando não ter viço. O problema piora drasticamente no inverno. Se você mora ou trabalha num ambiente com ar-condicionado, também sofre disso – eu sou uma que anda se entupindo de hidratante… :(

Sem o tratamento adequado, a pele seca pode sofrer graves descamações e até mesmo fissuras. Por outro lado – olha o puxão de orelha –, não adianta sair usando produtos de beleza com agentes de limpeza agressivos. Alguns cuidados com a pele seca no inverno são essenciais. Veja abaixo:

saude-cuidados-pele-coceira

  • Beba cerca de 2 litros de água por dia. A capacidade que as células do corpo têm de reter líquido diminui à medida que você envelhece, agravando o problema de ressecamento da pele.
  • Não tome banhos quentes demorados. Sei como é tentador fazer isso no frio, ainda mais de manhã, mas a água quente pode desidratar a pele. Se você sentir frio antes do banho, faça um alongamento ou outro tipo de exercício para aquecer o corpo.
  • Se você tiver aquecedor, diminua o termostato. A pele tende a apresentar coceiras quando você está quente.
  • Use farinha de aveia no lugar de sabonete e alivie a coceira. A aveia é recomendada por dermatologistas e é segura, eficaz e barata. Amarre um pouco de farinha de aveia num lenço, embeba-o em água, esprema o excesso e use-o para lavar o rosto.
  • Para evitar ressecamentos ou rachaduras nas unhas, massageie-as com um óleo nutritivo.

Em vez de esvaziar o bolso na drogaria à procura de um hidratante para o rosto que não lhe dê alergia, prepare você mesmo uma máscara com um ingrediente bem natural que vive na sua fruteira: o abacate. Os outros itens são encontrados facilmente em armazéns ou lojas de especiarias.

Eu mesma já experimentei a máscara de abacate. Faz diferença! A receita abaixo foi retirada de O livro completo das ervas, que contém muitas outras dicas sobre como cuidar da pele, dos cabelos, das mãos e da casa.

Você vai precisar de:saude-cuidados-pele-rosto

1/2 abacate maduro, só a polpa
1 colher (sopa) de creme de leite fresco de consistência firme
1 colher (sopa) de mel
1 cápsula de óleo de prímula (1g)
5 gotas de óleo essencial de sândalo
Farinha de arroz

1 Amasse o abacate numa tigela. Adicione o creme de leite, o mel, o conteúdo da cápsula e o óleo essencial. Mexa até obter uma mistura homogênea.
2 Junte farinha de arroz suficiente para formar uma pasta. Tampe e leve à geladeira por meia hora.
3 Volte a misturar ligeiramente e aplique uma camada espessa na pele limpa e seca do rosto e do pescoço, evitando a área dos olhos. Fique em repouso por 15 minutos. Lave a pele com água morna e enxugue com tapinhas delicados.

O creme torna a pele úmida e o mel acalma e cicatriza. Aplique a máscara no rosto pelo menos duas vezes por semana e um hidratante no corpo que você estará pronto para desfilar uma pele lisinha como pêssego por aí :D

Leitora voraz, beatlemaníaca e cinéfila. Coleciona guardanapos estampados, cartões-postais e canecas. Ama viagem no tempo, zumbis, cheiro de chuva, sorvete derretido e histórias de suspense. Tenta convencer todo mundo de que tem uma bagunça organizada em casa. E é a mais pura verdade!