Dicas para reparar danos em livros

livrosPara conservar seus livros, mantenha-os sempre limpos e secos. Se eles não tiverem capa, encape-os com papel laminado de PVC autoadesivo. No entanto, caso os volumes de sua biblioteca sofram algum dano, você ainda pode repará-los. Aí vão algumas dicas.

Recolocando uma lombada

Material: lixa fina; papelão; tela ou tecido que combine com o livro; estilete ou tesoura; faca cega ou espátula plástica; cola para madeira; papel pardo; dois pedaços de laminado de madeira um pouco maiores do que o livro; corda forte; e peso.

Limpe a lombada do livro com cuidado, removendo os restos de papel e cola. Dê o polimento com uma lixa fina para obter um bom acabamento.

Fazendo a lombada nova

Corte um pedaço de papelão que se adapte à lombada, ajustando o comprimento pela capa e quarta capa (não pela lombada em si, que é ligeiramente mais curta).

Em seguida, use o papelão como molde para cortar uma peça de tecido próprio para livro, acrescentando mais 2,5cm para as bordas. Para dar um bom acabamento, corte as abas levemente afiladas em cada extremidade.

Se o tecido possuir avesso, mantenha-o voltado para cima. Aplique cola no papelão e coloque-o no centro do tecido, dobrando sobre ele as abas superior e inferior. Em seguida, alise-os com uma faca ou espátula.

Fixando a nova lombada

Corte um pedaço de papel pardo que se ajuste à lombada, cole-o bem e coloque-o sobre a área, friccionando bastante.

Use a faca ou espátula para afastar o tecido suavemente nas margens expostas das capas a uma distância de cerca de 2,5cm.

Utilizando um pedaço de papelão, coloque cola no espaço entre a capa e o laminado de madeira, já preparado para a nova lombada.

Insira a aba e use a faca para pressionar o tecido em direção ao seu lugar adequado. Em seguida, coloque a segunda aba no outro lado.

Apoie o livro lateralmente e passe a faca ao longo da dobra, vincando bem a margem de cada lado.

Coloque uma tábua plana na parte superior do livro, alinhando-a de maneira que possa atingir a extremidade da lombada. Deixe um peso sobre ela durante toda a noite.

Colocando novamente a capa da lombada

Se a capa da lombada original puder ser reutilizada, limpe-a, verifique se ela está na posição adequada e cole-a na parte superior da nova lombada.

Para saber se a junção é realmente forte, coloque um rolo de papel sobre a área que foi consertada e um outro sobre as margens abertas da capa. Enrole todo o conjunto com uma corda e amarre-o para exercer pressão sobre a parte colada sem danificar ou cortar a capa. Deixe secar por completo antes de desfazer a operação.

Recolocando uma capa dura

Material: entretela; tesoura; agulha; fio de linho; faca afiada; cola para madeira; espátula; e peso.

Solte com cuidado a lombada original do livro no lado em que a capa se desprendeu. No entanto, não a separe completamente. Se necessário, use uma espátula bem fina para soltar as áreas coladas, sem fazer movimentos bruscos. Limpe a área exposta e não danifique os fios.

Fazendo o reforço da lombada

Corte um pedaço de entretela que seja um pouco menor do que o comprimento da lombada e duas vezes a sua largura, com uma margem extra de 2cm de cada lado. Afile os cantos.

Costure a entretela de forma a criar um tubo com a mesma largura da lombada, com ambas as margens soltas voltadas para um dos lados, sendo um lado o dobro do outro.

Prendendo o reforço da lombada

Espalhe cola uniformemente ao longo de toda a área exposta da lombada, certificando-se de que ela cubra toda a superfície.

Estenda a entretela ao longo da lombada do livro, deixando um excesso para formar abas soltas nas laterais. Friccione toda a capa para garantir que ela está bem aderente à lombada.

Pegue a capa solta e coloque-a em pé, com a margem descoberta voltada para cima. Com uma faca afiada, faça uma incisão de 2,5cm na capa para permitir a acomodação da aba da entretela.

Use uma espátula ou um pedaço de papelão para espalhar a cola de maneira uniforme dentro da incisão, tomando um cuidado especial para não atingir a superfície da capa. Manuseie sempre pequenas quantidades de cola.

Coloque uniformemente as abas da entretela dentro da fenda e deixe o livro secar, de preferência durante uma noite inteira.

Prendendo a lombada solta

No dia seguinte, espalhe cola sobre a face externa da entretela e pressione a lombada no lugar adequado. Segure o livro com a lombada voltada para cima e envolva a área da lombada com um pano ou um maço de jornais. Amarre-o firmemente com uma corda, distribuindo a pressão de forma equilibrada.

Quando estiver seco, apare ou cole as linhas soltas de tecido. Com uma caneta hidrográfica de cor apropriada, retoque as áreas da entretela que estejam expostas.

Consertando uma brochura

Material: faca; pequeno torno ou prensa para livros; arco de serra; papelão; cola para madeira; e espátula ou pedaço de papelão. Extra: papel de seda.

Para consertar uma brochura estragada, solte a capa com uma das mãos segurando com firmeza as páginas para expor a lombada. Faça isso com cuidado, tanto na capa como na quarta capa.

Preparando a lombada

Coloque um pedaço de papelão duro em cada lado do livro e, em seguida, comprima-o usando um pequeno torno ou prensa. Raspe os resíduos de cola e papel.

Usando um pequeno arco de serra, faça entalhes não muito profundos ao longo da lombada para preparar a superfície para absorver a cola. Com uma espátula ou um pedaço de papelão, espalhe a cola ao longo de toda a extensão da lombada. Deixe-a secar.

Recolocando a capa

Se a capa ou o reforço da lombada estiverem danificados, cole um pedaço de papel de seda sobre as áreas afetadas, alisando cuidadosamente.

Retire os cartões de apoio, recoloque o livro no torno e aplique uma segunda camada de cola à lombada. Deite a capa sobre a lombada que foi colada, ajustando-a na posição correta. Comprima bem uma contra a outra, procurando eliminar todas as bolhas de ar.

Para possibilitar um reforço ainda maior, espalhe uma camada de cola extra ao longo da cobertura exterior da lombada. Deixe secar totalmente.

Consertando uma página rasgada

Material: papel de seda; cola para madeira; espelho ou pedaço de vidro; papel-manteiga; e estilete ou tesoura. Extra: ferro de passar; papel adequado; e lápis com ponta.

Verifique se as margens rasgadas se encaixam e, se necessário, use um ferro de passar morno para alisá-las.

Rasgue um pedaço de papel de seda pouco maior do que o rasgão, fazendo com que ele tenha bordas em fiapos. Em seguida, aplique cola num pedaço de vidro ou espelho e deposite o papel de seda sobre a cola, batendo-o de leve.

Retire com cuidado o papel de seda do vidro ou do espelho e coloque-o (com a parte colada voltada para baixo) sobre a área rasgada, alisando-a com os dedos. Verifique se as margens rasgadas estão o mais próximo possível uma da outras.

Coloque um papel-manteiga entre as páginas consertadas e as adjacentes. Deixe o conserto secar. Sem seguida, remova os excessos de papel de seda com um estilete ou uma tesoura afiada.

Preenchendo uma lacuna

Se houver uma falha na área estragada, faça o remendo antes de aplicar o papel de seda com a cola.

Coloque um pedaço de papel do mesmo tipo debaixo da página. Com um lápis afiado e delicado, faça um molde do orifício sobre o papel. Certifique-se de que o remendo se ajusta perfeitamente ao orifício.

Corte ou destaque o molde da folha solta e ajuste-o no orifício. Em seguida, fixe-o com papel de seda e cola.

Recolocando uma única folha solta

Material: papel de seda ou papel fino; régua; estilete afiado; cola para madeira; e papel encerado.

Corte uma folha de papel de seda do mesmo comprimento do papel que se soltou e menor que o dobro da largura da margem.

Dobre o papel no sentido do comprimento e, em seguida, aplique cola para madeira em seu lado externo. Posicione com cuidado metade da tira de cola ao longo da folha solta, alinhando a nova margem da página e a dobra com a tira de papel. Verifique se a tira de papel não se sobrepõe às partes superior e inferior da página.

Verifique se a página está no lado certo e coloque-a dentro do livro. Confira também se a página que foi recolocada está bem firme no lugar e perfeitamente alinhada com as outras páginas do livro. Alise a outra metade da folha colada. Por fim, insira um pedaço de papel encerado na dobra, feche o livro e deixe-o secar sob pressão.

Consertos rápidos

  • Se um livro estiver úmido, coloque-o dentro de um freezer frost-free (que não requer descongelamento e que utiliza um sistema de ventilação a seco). Isso irá eliminar a umidade do papel. Se as páginas parecerem vincadas, pressione-as com um ferro quente.
  • Os livros mantidos em ambiente úmidos podem ser atingidos por mofo e fungo. Para manter os livros limpos e secos, coloque uma pequena quantidade de farinha de milho neles por algumas horas.
  • As estantes cheias de livros podem ser limpas rapidamente com uma escova de cortina conectada ao aspirador de pó ou com um pincel de pintura grande, macio e limpo.
  • Encadernações em couro podem ser limpas com sabão apropriado para couro, óleo de mocotó ou vaselina, aplicados suavemente com os seus dedos ou com um pano macio. Faça uma segunda aplicação algumas horas mais tarde.

Dicas retiradas do livro Como consertar quase tudo, 1998.

Apaixonada pela literatura, pelo objeto livro e por cada etapa de sua produção, cursa graduação em Letras na UERJ, onde promove iniciativas de capacitação para o mercado editorial para aqueles que compartilham do mesmo sonho: viver de fazer livro.