Dicas preciosas para colar porcelana

Todo mundo sabe que para colar dois pedaços de porcelana basta passar a cola nos pedaços quebrados e segurá-los bem juntinhos para que a cola os deixe bem fixados, certo? Mas muitas vezes os pedaços se soltam depois um tempo. É por isso que você também deve escolher a cola certa para a tarefa, senão todo o trabalho será perdido.

Não adianta pegar a cola branca escolar do seu filho e sair passando de qualquer jeito. Se o lindo jogo de xícaras de porcelana chinesa que você ganhou de herança (leia-se, da sua querida avó) foi atingido por uma bola de futebol chutada fora de lugar (leia-se, pelo seu querido filho), não se desespere!

Antes de tentar matar o menino e estragar sua porcelana, prepare a superfície e o material com o qual você vai trabalhar. Limpe bem os pedaços quebrados e passe um pano sem felpa sobre as bordas a serem coladas. Espere secar bem. O ideal para colar porcelana é usar uma resina epóxi ou o Super Bonder, passando um fio fino sobre as superfícies quebradas.

Encoste as partes da porcelana a serem coladas e pressione-as com cuidado uma contra a outra. E agora o pulo do gato: em vez de segurar os pedaços até ficar com as mãos dormentes, você pode fixá-los com um pregador de roupa ou com massinha de modelar (roube do seu filho, ele não vai poder reclamar!). Assim, a cola vai secar bem por tempo suficiente.

Midori Faria

Leitora voraz, beatlemaníaca e cinéfila. Coleciona guardanapos estampados, cartões-postais e canecas. Ama viagem no tempo, zumbis, cheiro de chuva, sorvete derretido e histórias de suspense. Tenta convencer todo mundo de que tem uma bagunça organizada em casa. E é a mais pura verdade!