Dieta: como persistir na sua

dietaAs dietas são uma atitude importante para quem pretende adotar um modo de vida mais saudável. Seguir determinados procedimentos, entretanto, pode ser penoso para a maioria das pessoas que, por diversas razões, podem desanimar durante o processo. É preciso entender, em primeiro lugar, que a dieta só pode funcionar se houver bem-estar. Tirando esse único detalhe básico, a rotina pode começar a ser maçante e traçar o caminho inverso ao objetivo.

Confira algumas dicas retiradas do livro A Dieta dos Números de Seleções para seguir uma dieta benéfica para o seu corpo e a sua mente!

1. Defina suas metas e renove seu comprometimento diariamente.

Você pode não observar os resultados de sua dieta nas primeiras semanas, o que não significa que eles não estejam lá. Perder 4 ou 10 quilos nas primeiras semanas significa apenas que você pode estar perdendo massa muscular e gordura ao mesmo tempo, o que pode acarretar em complicações como metabolismo mais lento. Defina seus objetivos e avalie como você pretende chegar até lá para que seus resultados sejam plenos!

2. Se a energia estiver lá embaixo, faça um lanche e continue.

Uma dieta pode causar cansaço, mas não apenas psicologicamente. Acontece que o corpo passa a receber menos calorias, o que significa menos energia. Logo, o organismo começa a “pegar emprestado” da gordura a energia de que ele precisa para funcionar. Esse processo pode causar fadiga e até mau-humor em algumas pessoas. Se isso acontecer, tente fazer mais refeições durante o dia comendo frutas ou alimentos leves. Mas, se o cansaço não for ocasional, consulte um médico com urgência.

3. Anime-se! Comemore mesmo as pequenas vitórias.

Para quem está começando uma dieta, é muito importante manter o ritmo e a motivação. As primeiras semanas são as mais difíceis, quando nada parece estar adiantando. Mantenha a seguinte ideia na cabeça: nenhum resultado é imediato. Para qualquer tipo de dieta, seja qual for o objetivo, a persistência e a motivação devem ser palavras-chave. Reflita sobre outros benefícios que a dieta tem atribuído a sua vida: melhorias na respiração, disposição para certas atividades ou mesmo a percepção de estar levando uma vida mais saudável. Mantenha o ritmo!

4. Mudanças são totalmente aceitáveis – e até necessárias.

Às vezes podemos pensar na dieta com uma rigidez desnecessária. As dietas são feitas apenas para auxiliar no dia-a-dia, para reavaliar e reeducar o corpo em uma rotina mais saudável. Se você se encontra em uma dieta de sopas, por exemplo, não significa que deva ingerir apenas sopas todos os dias. Saiba qual o tipo de alimento que oferece melhores alternativas de acordo com o seu objetivo e varie através dos dias; uma maçã no café da manhã pode não fazer tão mal, afinal de contas.

5. Jantar fora é permitido… mas atenção!

Restaurantes podem ser grandes obstáculos para a sua dieta. É claro que são permitidos, exceto em rotinas  nesse caso, é extremamente importante ter controle total sobre os valores nutricionais que estão sendo ingeridos. Também é muito importante que você saiba o quanto está comendo: não ingira porções que vão além do necessário. Atenção total aqui!

Essas dicas foram adaptadas do volume 3 da série A Dieta dos Números de Seleções. Confira essas e outras dicas adquirindo a coleção!

Leitor constante que encontra paz e refúgio na leitura, além de acreditar em seu poder de mudar vidas. Cursa Produção Editorial na UFRJ, o que só fez aumentar sua vontade de presentear o mundo com livros. Fã de Tênis, acompanha e pratica o esporte com amor sempre que pode.