Dor de cabeça: como não tê-la

Como eu trabalho muito lendo texto direto no computador, às vezes sofro de dores de cabeça lancinantes. Quando estou sob forte estresse, então, nem se fala. É claro que nenhuma dor de cabeça é conveniente, mas você sabia que ela pode muito bem ser controlada? Confira abaixo algumas estratégias de prevenção:

Mantenha sua rotina
Preguiçosos de plantão – eu inclusive –, atenção! Dormir até tarde no fim de semana (mais que oito horas) e adiar a primeira xícara de café pode contribuir para você ter dor de cabeça o fim de semana todo. Mas é claro que você pode ser perdoado se virar a noite trabalhando ou na balada ;)

Não pule as refeições
Tanto a sede causada pela desidratação quanto a fome podem desregular o nível de glicose no sangue. Procure incluir grãos integrais, frutas, legumes e verduras, além de proteína, e evite se empanturrar de alimentos ricos em açúcar e carboidratos.

Exercite os músculos
Agora é a vez dos sedentários. Meia hora de exercícios quatro a cinco vezes por semana reduz em 50% a frequência e a intensidade da dor de cabeça. A atividade física eleva os níveis de endorfina, substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar e alivia o estresse.

Mande a tensão para longe
Faça pausas a cada duas ou tries horas para relaxar e você reduzirá em 41% a dor de cabeça durante o mês. Libere a tensão do queixo, do rosto, dos ombros ou do pescoço com caminhadas ao ar livre e alguns minutos de respiração lenta e profunda.

Postura no computador
Reposicione a cadeira, a mesa e o monitor do computador de modo que você fique com a coluna reta e os pés apoiados no chão. Se você usa óculos, verifique se o grau está atualizado.

Dê um tempo ao analgésico
Se você toma remédios para dor de cabeça mais de quinze vezes por mês, pode apresentar dor de cabeça de rebote (causada por excesso de medicamentos). Assim, o analgésico deixa de fazer efeito e os vasos sanguíneos se dilatam.

Se nada disso funcionar, consulte um médico, pois a dor de cabeça forte e constante pode virar uma enxaqueca. Fica a dica! :)

Midori Faria

Leitora voraz, beatlemaníaca e cinéfila. Coleciona guardanapos estampados, cartões-postais e canecas. Ama viagem no tempo, zumbis, cheiro de chuva, sorvete derretido e histórias de suspense. Tenta convencer todo mundo de que tem uma bagunça organizada em casa. E é a mais pura verdade!