É tempo de smoothie! Veja estas receitas

As temperaturas estão subindo e para esses dias não tem nada melhor que tomar alguma coisa geladinha para se refrescar.  Suco? Sorvete? Milk-shake? Hum… Essas opções são bem calóricas e você não quer comprometer a sua silhueta. Então a sua bebida é o smoothie!

Afinal, o que é um smoothie?

O smoothie foi inventado nos Estados Unidos, mais precisamente na Califórnia, na década de 1960. Consiste em uma mistura de frutas, verduras, iogurte, mel e outros ingredientes naturais. Há quem adicione sorvete na possível lista de ingredientes, mas sejamos sinceros: se botar sorvete ou leite integral vira milk-shake ou vitamina. Nada disso! O diferencial do smoothie é ser uma bebida natural e saudável à base de frutas e com baixo teor de gordura. Por isso o iogurte natural desnatado é o ideal para entrar no seu smoothie. Também é bom dar preferência ao uso de frutas inteiras, para que você possa obter todos os benefícios das fibras presentes nas frutas.

smoothie-1

Faça o seu smoothie!

Fazer um smoothie é muito fácil. Tudo de que você precisa é um liquidificador, frutas, alguns ingredientes naturais e um pouco de imaginação para combinar os sabores. Para obter smoothies cremosos, use o iogurte natural ou frutas mais cremosas como banana, manga ou abacate. Se quiser um smoothie um pouco mais líquido, você pode adicionar sucos de frutas, água de coco ou cubos de gelo. Não tenha medo de incluir mais ingredientes, como linhaça, aveia, sementes de chia e outros alimentos funcionais para dar um “up” saudável no seu smoothie. Legumes e verduras também está liberados!!

Separamos três receitinhas para servirem de inspiração, mas o ideal é que você libere o chef que existe em você para criar as suas próprias versões.

Dica especial para congelar frutas!
Ao congelar as frutas para usar no seu smoothie é preciso evitar que elas formem “bolos” compactos. Corte as frutas desejadas em cubos e disponha-os em um prato ou tabuleiro forrado com papel manteiga, deixando um espaço entre os pedaços de fruta. Leve o tabuleiro ao freezer até que as frutas congelem e só depois transfira os pedaços para saquinhos herméticos próprios para o congelamento.

Smoothie de morango e bananasmoothie-morango-banana-3

Rende 4 porções
Ingredientes
450g de morangos maduros
1 banana
suco de 1 laranja grande e raspas da casca
150 g de iogurte natural semidesnatado
1 colher de sopa de mel para adoçar (ou a gosto)

Preparo
Congele os morangos picados e a banana em rodelas antes de preparar o seu smoothie para que ele fique bem gelado. Coloque os morangos, a banana, o suco e as raspas de laranja e o iogurte no liquidificador e bata até obter um creme homogêneo. Faça pausas para raspar as laterais do recipiente, a fim de bater bem a mistura. Prove o seu smoothie e adicione o mel para adoçar de acordo com seu gosto. Distribua em copos e, se desejar, decore com morangos rodelas de laranjas encaixando-os na lateral do copo. Saboreie o seu smoothie!

Smoothie de manga, quiwi e linhaçasmoothie-manga-quiwi-4

Rende 4 porções
Ingredientes
500 ml de leite de coco
1 manga
2 quiwi
4 colheres de sopa de linhaça em pó

Preparo
Congele a manga e o quiwi em cubos antes de preparar o seu smoothie para que ele fique bem gelado. Coloque as frutas congeladas no liquidificador e cubra com o leite de coco. Salpique por cima a linhaça em pó e bata bem até obter um creme homogêneo. Se achar a mistura muito grossa, adicione um pouquinho de gelo apenas para corrigir a consistência. Distribua em copos e saboreie o seu smoothie!

Smoothie verdesmoothie-verde-2

Rende 4 porções
Ingredientes
4 xícaras de espinafre fresco picado
1/2 xícara de manga em cubos
1 abacate
120 ml de iogurte natural desnatado
1 banana
240 ml de leite de amêndoas
cubos de gelo

Preparo
Congele a manga e o abacate em cunos e a banana em rodelas antes de preparar o seu smoothie. Coloque as frutas, o espinafre, o iogurte e o leite de amêndoas no liquidificador e bata bem a mistura. Quando obtiver um creme, adicione alguns cubos de gelo e bata mais um pouco até a mistura ficar bem homogênea. Distribua em copos e saboreie o seu smoothie!

Receita bônus: Smoothie de mirtilo

Clique aqui para ver a receita do Smoothie de mirtilo  e aproveite para conhecer todos os benefícios dessa frutinha silvestre deliciosa!

 

Desde que descobriu que era possível ganhar a vida lendo, teve a certeza de que trabalharia com livros. Apesar de ser caseira, adora viajar (paradoxal, não?!) e encontrar os amigos. Suas grandes paixões são a família, o marido e... chocolate!!