Ensine as crianças a amarrar cadarços dos tênis

Esta semana fui visitar a minha sobrinha mais velha, de 4 anos. Brincávamos no quintal da minha sogra quando o cadarço do tênis dela desamarrou. Lá fui eu querer ensinar a menininha a amarrar cadarços do tênis…

Eu nunca tinha pensado nisso, mas há tantas maneiras diferentes de amarrar cadarços de um tênis! E nem sempre as crianças aprendem rápido, o que é normal. Afinal, amarrar cadarços de um sapato pode parecer banal para os adultos, mas exige boa coordenação motora.

Pensando nos pais de primeira viagem que precisam ensinar os pequenos a amarrar cadarços (e no meu fracasso com minha sobrinha!), procurei no livro Como fazer quase tudo um passo a passo para amarrar cadarços de tênis e sapatos. Encontrei uma variação simples do laço básico chamado de “orelhas de coelho” – é ótimo para usar com as crianças! O método tem este nome porque duas alças ao mesmo tempo, (e não uma alça e um cadarço, como no laço básico).

 PASSO 1

Comece o nó do modo normal, passando o lado direito sobre o esquerdo e depois por baixo; puxe bem.

 PASSO 2

Faça uma alça em cada um dos cadarços e cruze uma por cima da outra.

 PASSO 3

Enrole a alça que está por baixo em torno da que está por cima e enfie-a no espaço entre a alça de cima e o nó inicial.

 PASSO 4

Segure ambas as alças e aperte bem. O laço ficará amarrado durante todo o dia.

E…  Voilà! Cadarços amarrados!

Raïtsa Leal

Desde que descobriu que era possível ganhar a vida lendo, teve a certeza de que trabalharia com livros. Apesar de ser caseira, adora viajar (paradoxal, não?!) e encontrar os amigos. Suas grandes paixões são a família, o marido e... chocolate!!