Especial devocional: como superar as perdas

devocional-superar-perdasA morte de alguém que conhecemos – próximo ou não – sempre nos faz refletir sobre a vida. A Bíblia diz no livro de Eclesiastes que “melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração.”

A perda do meu avô no último mês de julho foi inesperada e rápida – como um soco no estômago. A repentina falta da sua presença e a consciência da sua ausência vieram à tona no horário do almoço de uma sexta-feira. A vida tem destas coisas: levar pessoas de repente e deixar a saudade no lugar delas. Tive pouco contato com meu avô materno, mas seu sorriso e alegria de viver o faziam especial.

No dia em que se faz menção aos mortos, deixo uma reflexão de nosso livro Promessas para uma vida plena: 52 semanas com Deus que mostra como a confiança em Deus em um momento de perda pode trazer consolo ao nosso coração e esperança de um futuro feliz outra vez:

Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra. (Jó 42.10)

A perda deixa um vazio. Pode ser a perda de alguém querido que não está mais ao nosso lado ou de algo que possuíamos, material ou imaterial, como determinada casa, um emprego ou até mesmo a saúde.

Jó perdeu os filhos, os amigos em quem confiava, o apoio e o respeito da esposa, os bens e a própria saúde. No entanto, ele manteve a fé. Apesar do desespero, Jó confiou no Senhor. Depois de algum tempo – que para Jó deve ter parecido sem fim –, Deus mudou sua sorte. Bem no momento em que orava por seus amigos, o vazio em sua vida causado pelas perdas começou a ser preenchido – e se multiplicou! O texto bíblico afirma que tudo que Jó possuía antes lhe foi dado em dobro (Jó 42.10).

E depois de passar por tudo, Jó concluiu que antes conhecia o Criador só de ouvir falar, mas depois daquela experiência o conheceu face a face (Jó 42.5).

O Senhor pode fazer o mesmo por você. Mesmo diante das perdas, Ele pode preencher o vazio do seu coração. O seu papel é perseverar e interceder pelo próximo, assim como Jó, crendo que Deus vê a sua dor e se compadece dela.

Oração

Espírito Santo, preenche o vazio que sinto diante das perdas e me ajuda a superar a dor que elas deixaram. Rogo-te também por amigos e familiares que estão passando por momentos difíceis, crendo que o Senhor está olhando por nós. Sei que em Ti eu posso confiar. Em nome de Jesus, amém!

Desafio do dia

Liste algumas pessoas que Deus colocou na sua vida – o seu próximo – e interceda por elas. Peça ao Senhor que as abençoe e creia que Deus estará, ao mesmo tempo, cuidando de você.

(Semana 50 do livro Promessas para uma vida plena: 52 semanas com Deus)

devocional-superar-perdasEste conteúdo faz parte da Caixa Devocional Promessas para uma vida plena: 52 semanas com Deus, um produto voltado para o momento conhecido como devocional – um tempo dedicado ao relacionamento com Deus por meio da leitura da Bíblia e da oração. A caixa contém um livro com 52 devocionais (um para cada semana do ano!) que trazem uma oração e um desafio da semana ao final. As reflexões tratam de temas cristãos universais como Fé, Perdão, Graça e Salvação. Além do livro, a caixa ainda conta com 20 lindos marcadores de livro, 20 adesivos e outras duas caixinhas: a primeira traz 366 versículos com promessas de Deus para cada um de nós e a segunda, 366 atividades para fazer bem ao próximo. Uma para cada dia do ano!

Apaixonada por livros desde a infância, descobriu que poderia inspirar pessoas por meio das palavras. Dia após dia, vive em busca de conhecimento e procura olhar para o céu como uma lembrança das infinitas possibilidades de ser feliz.