Especial devocional: Cultive a esperança

devocionalEm tempos de guerras e terrorismo como os que temos vivido, cultivar a esperança tem se tornado muito difícil. A maldade, o egoísmo e a intolerância parecem ter tomado conta do mundo e muitos de nós estão desesperançosos do futuro. É nesse momento que devemos recorrer àquilo que nos fortalece: as promessas contidas em Deus e em sua Palavra.

Então, para inspirar você a cultivar a esperança, separei a reflexão Antídoto contra a angústia retirada do nosso mais novo livro: Promessas para uma vida plena: 52 semanas com Deus. Leia a seguir:

Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.
(Lamentações 3.21)

A esperança é o sentimento mais agradável que existe. Ela é capaz de ligar as boas lembranças do passado aos planos do futuro de uma forma extraordinária. Quando temos esperança, nossa visão da vida é sempre positiva. Mesmo que as circunstâncias à nossa volta sejam adversas, a esperança nos blinda do pessimismo e nos ergue para a vitória.

O profeta Jeremias entendia isso. Em meio a todo o sofrimento do povo judeu, que tinha sido feito escravo na Babilônia, ele convidou seus compatriotas a lembrarem tudo de bom que eles tinham vivido no passado. As conquistas, as vitórias, os milagres, as alegrias. Foram com essas armas que eles enfrentaram a dor do exílio e da escravidão.

Conosco também é assim. As lutas da vida vêm para nos derrubar, mas podemos usar o escudo da fé e blindar nossa mente com a esperança. Recordar o que aconteceu de bom conosco alivia a ansiedade e devolve o sorriso que, muitas vezes, desaparece do nosso rosto.

A esperança é um antídoto contra a angústia. Por isso, peça a Deus que lhe traga à memória aquilo que lhe dá esperança e experimente a doce sensação de ser feliz em meio aos problemas.

Oração
Pai de amor, muitas vezes minha alma fica angustiada por causa dos problemas desta vida, mas hoje aprendi que posso ter esperança, pois sei que a mesma graça que tiveste comigo no passado terás no presente e no futuro. Ensina-me a trazer à memória aquilo que me dá esperança e assim confiar em Ti para, em paz, seguir em frente. Em nome de Jesus, amém!

Desafio da semana
Faça uma lista com todas as coisas boas que aconteceram a você durante este ano. Releia esta lista todos os dias desta semana e a use como um antídoto contra a angústia do tempo presente.

(Semana 14 do livro Promessas para uma vida plena: 52 semanas com Deus)

devocional-esperancaEste conteúdo faz parte da Caixa Devocional Promessas para uma vida plena: 52 semanas com Deus, um produto voltado para o momento conhecido como devocional – um tempo dedicado ao relacionamento com Deus por meio da leitura da Bíblia e da oração. A caixa contém um livro com 52 devocionais (um para cada semana do ano!) que trazem uma oração e um desafio da semana ao final. As reflexões tratam de temas cristãos universais como Fé, Perdão, Graça e Salvação. Além do livro, a caixa ainda conta com 20 lindos marcadores de livro, 20 adesivos e outras duas caixinhas: a primeira traz 366 versículos com promessas de Deus para cada um de nós e a segunda, 366 atividades para fazer bem ao próximo. Uma para cada dia do ano!

Apaixonada por livros desde a infância, descobriu que poderia inspirar pessoas por meio das palavras. Dia após dia, vive em busca de conhecimento e procura olhar para o céu como uma lembrança das infinitas possibilidades de ser feliz.