Evite que seu gato faça xixi pela casa

Dizem que gatos dão muito menos trabalho que cães. E é verdade. Por natureza, os gatos são mais independentes e, acima de tudo, limpíssimos. Mas, se o seu não for, o que fazer?

Ponha a caixa de areia  bem longe de onde os seus animais comem, num lugar tranquilo e de fácil acesso.

Escolha com atenção a caixa de areia. Alguns gatos preferem a privacidade da versão coberta, outros não. Seja como for, a caixa precisa ter tamanho suficiente para o seu animal se movimentar com facilidade. Não esqueça que gatos mais velhos e artríticos acharão difícil pular para dentro de caixas com laterais altas.

Tenha caixas suficientes para os seus gatos. A regrinha básica é uma caixa por gato mais uma sobressalente. O ideal é que o animal use uma para urinar, a outra para defecar. Quando o apartamento é pequeno, escolha uma segunda caixa menor.

Limpe a caixa todo dia e remova dejetos sólidos e granulado sujo (no caso de utilizar uma caixa compacta). Troque o granulado pelo menos uma vez por semana. Os gatos se acostumam a cheiros e texturas, portanto tente usar sempre a mesma marca.

Encha a caixa com uma camada de granulado que não seja fina nem grossa demais (de 4 cm a 5 cm). Os gatos gostam de sentir o fundo da caixa quando cavam.

Quando se mudar, borrife spray de feromônio calmante (vendido por veterinários) perto da caixa ou ponha um difusor no cômodo para tranquilizar o seu animal.

Se você tem mais alguma dica que não listamos aqui, compartilhe conosco!

Apaixonada por livros desde a infância, descobriu que poderia inspirar pessoas por meio das palavras. Dia após dia, vive em busca de conhecimento e procura olhar para o céu como uma lembrança das infinitas possibilidades de ser feliz.