Férias com as crianças: brincadeiras feitas em casa

criancas-ferias-brincadeiras-em-casa-capaQuem tem filhos sabe quão difícil é entretê-los nas férias. Eu era uma que, quando pequena, não parava quieta. Como sou filha única, fazia minha baguncinha na casa das vizinhas. Aliás, como eram boas as férias daquela época: jogava queimado, andava de patins, pulava elástico, “dirigia” peças de teatrinho, casava as Barbies com os soldados de Comandos em Ação… :D

Sim, já havia videogame (não sou tão velha assim, tá?), mas, depois de uma hora de jogo, eu enjoava e ia fazer outra coisa. Como nem sempre meus pais conseguiam tirar férias junto comigo, eu tinha que me virar como podia. E criança tem criatividade de sobra para inventar brincadeiras! Nesse verão, corra à praia ou à piscina mais próxima!

Se você se identificou com a situação, a solução é bancar as férias com as crianças de forma barata e prática, com materiais que você pode encontrar na sua cozinha. Se for daqueles pais que tentam restringir a TV e não deixam que as crianças passem o tempo todo jogando videogame – o que é bem difícil nos dias de hoje –, que tal distrair seus filhos com uma das brincadeiras abaixo? Aposto que eles vão adorar!

Bolhas de sabão feitas em casa
Os ingredientes para um substituto caseiro do líquido que faz bolhas de sabão estão na pia da cozinha – detergente líquido e água. Derrame 30 ml de detergente em uma jarra plástica medidora limpa e encha com água da torneira (1 parte de detergente líquido para 15 partes de água), depois misture lentamente. Essa solução faz mais bolhas quando deixada em repouso de um dia para o outro antes do uso. A água muito carregada de minerais não produz bons resultados, portanto, teste a sua água fazendo uma pequena quantidade da solução. Se as bolhas não aparecerem, troque para água destilada.

“Tinta” invisível de suco de limão-siciliano
Se seu filho gosta de mistérios, ensine -lhe o segredo da escrita invisível. Tudo de que você precisa é uma pequena tigela com suco de limão-siciliano, um cotonete e um pedaço de papel. Mergulhe o cotonete no suco e escreva no papel. Quando secar, não restarão vestígios da “tinta”. Em seguida, segure o papel perto de uma lâmpada quente, sem tocá-la, movendo-o lentamente pela fonte de calor. Num passe de mágica, a escrita vai adquirir um tom marrom e ficará legível – um truque digno de Harry Potter e sua turma.

criancas-ferias-brincadeiras-massa-modelarFazendo massas de modelar com sal
Por que comprar massa de modelar colorida quando você e seus filhos podem prepará-la em casa com itens baratos do armário da cozinha? Veja como: misture 180 g de sal com 150 g de farinha. Com o punho, faça uma cova funda na mistura e derrame aí 180 ml de água. Para dar cor, use aquarela não tóxica ou corante alimentício. Sove bem e forme uma bola. Abra com o rolo e entregue ao seu filho alguns cortadores plásticos de biscoito para recortar a massa, modelá-la em formas variadas ou fazer ornamentos. Se guardá-la em um recipiente hermético, poderá usá-la de novo.

Faça em casa a sua geleca
A geleca que todas as crianças adoram está a apenas um armário de cozinha ou loja de produtos naturais de distância. Prepare-a combinando 50 ml de água, 50 ml de bórax, 50 ml de cola lavável e anilina com a sua cor preferida. Guarde em um recipiente hermético.

Eu, como sempre gostei de ler, aproveitava as férias para ler todos os livros que seriam estudados na aula de literatura durante o ano letivo. Você pode me chamar de nerd, mas a leitura nas férias é uma ótima forma de incentivá-los a ler o que lhe derem na telha, nem que sejam apenas gibis.

Você também pode desafiar seus filhos com mágica e experiências científicas. Eu sou muito fã do site Manual do Mundo, criado pelo professor Iberê Thenório, que elabora conteúdo educativo e de entretenimento, despertando a curiosidade das crianças… e, ahm, dos adultos também. Elas nem vão perceber que estão aprendendo e brincando ao mesmo tempo ;)

Mas fique atento: as crianças devem ser supervisionadas por um adulto sempre!

Divirtam-se! :)

Leitora voraz, beatlemaníaca e cinéfila. Coleciona guardanapos estampados, cartões-postais e canecas. Ama viagem no tempo, zumbis, cheiro de chuva, sorvete derretido e histórias de suspense. Tenta convencer todo mundo de que tem uma bagunça organizada em casa. E é a mais pura verdade!