Flores para um sono melhor

Sono é um assunto que me interessa. Prezo muito minhas noites de sono e me considero privilegiada por não ter problemas para dormir. Quando deito, logo pego no sono. Mas sei que nem todo mundo é assim. Muitas pessoas não conseguem dormir as tão recomendadas oito horas por dia.

Se esse é o seu caso, que tal uma alternativa natural e cheirosa para ajudá-lo a dormir melhor?

Se o seu sono é leve…

Jasmim

Ponha uma dessas variedades na mesinha de cabeceira e tenha um sono mais profundo: Jasminum polyanthum (trepadeira com flores minúsculas, conhecida por jasmim-dos-poetas) ou Jasminum sambac (mais arbustivo), o bogari, que dá flores perfumadas que lembram rosas.

Se o seu sono é estressado…

Alfazema

O aroma floral dessa planta desacelera o coração e baixa a pressão arterial. Num estudo, os cientistas borrifaram óleo de alfazema ou um placebo sem aroma nos lençóis de 12 mulheres insones e descobriram que as que usaram os lençóis perfumados dormiram melhor  e acordaram se sentindo renovadas.

Se o seu sono é agitado…

Gardênia

Essa flor de aroma doce acalma o sono inquieto. Os médicos que seguem o aiurveda – sistema de medicina tradicional indiana – chegam a receitá-la para controlar a raiva e a impaciência.

E você? Tem problemas para dormir? O que faz para amenizar o problema? Conte para a gente.

Apaixonada por livros desde a infância, descobriu que poderia inspirar pessoas por meio das palavras. Dia após dia, vive em busca de conhecimento e procura olhar para o céu como uma lembrança das infinitas possibilidades de ser feliz.