Frutas e verduras: pratos coloridos no verão

Frutas-e-verdurasO verão está a pleno vapor… e que vapor! Nessa época do ano, muitas pessoas aumentam a quantidade de frutas e verduras consumidas – afinal, não tem coisa melhor que um suco geladinho e uma salada refrescante, certo? Para alguns, há controvérsias… Se você está no grupo que torce o nariz quando o assunto é uma alimentação rica em frutas e verduras, vale pensar nos benefícios que esse alimentos trazem para a saúde. E eles são muitos!

Para começar, uma fruta não é apenas uma fruta – assim como uma verdura não é apenas uma verdura. Cada um desses alimentos contém nutrientes únicos, que em conjunto  trazem grandes benefícios para o metabolismo e a saúde geral. Assim, é preciso consumir diferentes tipos de frutas e verduras, e, nesse caso, a variedade pode ser mais importante do que a quantidade.

Como criar a combinação perfeita para maximizar a ingestão desses nutrientes? É simples: misture as cores! Transforme o seu prato em um arco-íris de frutas e verduras para aumentar sua energia – e sem comprometer a silhueta em pleno verão! ;) Selecione frutas e verduras partindo das quatro cores principais indicadas a seguir, mas não se esqueça: aposte na variedade!

Vermelho: Frutas, verduras e legumes vermelhos e rosa, como tomate, melancia, papaia e goiaba, são ricos em licopeno, um supernutriente para o coração. Os tomates cozidos são a melhor fonte.

Laranja: Cenoura, batata-doce, abóbora, papaia, manga e melão-cantalupo são ricos em carotenoides, nutrientes associados a um menor risco de doença cardíaca e alguns tipos de câncer. Como os carotenoides são mais bem absorvidos com um pouco de gordura, cozinhe ou sirva esses alimentos com um pouco de azeite de oliva.

Azul: Berinjela, mirtilo, amora, uva, ameixa, passas, figo, batata-doce, vinho tinto e até chás roxos, como o de hibisco, são ricos em antocianinas, compostos particularmente eficientes na redução da inflamação no corpo.

Verde: Muitas frutas, legumes e verduras verdes, como couve, espinafre, acelga, agrião, ervilha e abacate, são ricos em luteína, benéfica para o coração. E verduras da família do repolho, como brócolis ou couve-de-bruxelas, são uma boa fonte de glucosinolatos, que protegem contra alguns tipos de câncer.

As combinações são infinitas, e podem ser surpreendentes! Explore os sabores, adicionando verduras a sucos e frutas a saladas e sanduíches. Sua saúde agradece!

Desde que descobriu que era possível ganhar a vida lendo, teve a certeza de que trabalharia com livros. Apesar de ser caseira, adora viajar (paradoxal, não?!) e encontrar os amigos. Suas grandes paixões são a família, o marido e... chocolate!!