Gravidez: 5 dicas para o enjoo matinal

enjoo-matinal-1Um dos “sintomas” mais comuns de gravidez é o enjoo matinal. É por isso que basta uma mulher dizer que está enjoada para surgir alguém decretando: “Ih! Está grávida!” Calma, nem todo enjoo significa gravidez, mas é fato que até 85% das grávidas sentem o famigerado enjoo matinal.

Portanto, se você estava mesmo planejando engravidar e agora está se sentindo enjoada pela manhã – sim, você pode estar grávida! O próximo passo é marcar uma consulta com o ginecologista para fazer exames mais conclusivos (eu sei que você já correu para a farmácia e agora só falta o resultado oficial) e dar início ao pré-natal. E, claro, se preparar para conviver com o enjoo matinal até o terceiro mês de gestação.

A boa notícia é que um estudo realizado no Canadá e publicado no Reproductive Toxicology Journal relaciona o enjoo matinal ao nascimento de bebês mais saudáveis e inteligentes. Segundo a pesquisa, realizada durante dez anos com 850 mil grávidas de cinco países, as mulheres que apresentaram náusea e vômito durante a gravidez tiveram menos abortos espontâneos e deram à luz bebês maiores e mais saudáveis do que as mães que não tiveram os mesmos sintomas. Além disso, os bebês de mães que sentiram enjoo matinal marcaram mais pontos em testes de QI. Pronto! Agora você está até torcendo para enjoar mais, né?

Além de ter esse grande consolo para um dos maiores desconfortos do início da gestação (outras surpresinhas surgirão ao longo dos 9 meses), você pode obter alívio para esses sintomas sem prejudicar a saúde ou o QI do seu bebê. Veja abaixo 5 dicas para lidar com o enjoo matinal:

enjoo-matinal-21. Coma alguns biscoitos água e sal, torradas ou cereal seco ainda deitada na cama e depois levante-se devagar.

2. Experimente usar pulseiras de acupressão, que costumam ser vendidas para alívio de enjoo associados a viagens (sinetose).

3. Apele para o gengibre, conhecido como grande aliado no alívio de náuseas. Vale consumi-lo na forma de biscoitos, chá ou mascando pequenos pedaços cristalizados.

4. Beba muita água. Além de repor o líquido perdido no vômito, a água neutraliza o ácido gástrico.

5. Faça pequenos lanches leves de três em três horas – o estômago vazio pode causar náuseas.

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Desde que descobriu que era possível ganhar a vida lendo, teve a certeza de que trabalharia com livros. Apesar de ser caseira, adora viajar (paradoxal, não?!) e encontrar os amigos. Suas grandes paixões são a família, o marido e... chocolate!!