Home office: lugar de trabalho pode ser em casa

AA015245Quando a gente se vê presa no trânsito a caminho do trabalho ou voltando dele, é inevitável pensar na conveniência do home office, um espaço de trabalho bem aparelhado em sua casa.

Vivemos uma era de conectividade em rápida expansão e democratização da tecnologia que torna isso cada vez mais possível. Tanto que muitas empresas já aderiram e contam com funcionários trabalhando de casa alguns dias, 100% do tempo conectados. Algumas já têm até posições que operam exclusivamente em casa, restringindo-se a algumas reuniões presenciais no escritório da empresa.

Se esse é o seu caso ou o seu desejo, listamos algumas dicas essenciais para equipar seu home office de forma produtiva:

  • A organização do espaço  é primordial. Com a mesa abarrotada, pode ser mais difícil se concentrar e trabalhar.
  • É preciso contar com a mobília certa: mesa e cadeira precisam ser confortáveis, e é essencial ter caixas e pastas para armazenamento.
  • Crucial também é a sua disciplina; caso contrário, você corre o risco de se perder em outras atividades e atrasar todo o seu cronograma. Cuidado com aqueles parentes e amigos que ainda acham que quem trabalha em casa pode ser interrompido a qualquer hora!
  • Se você tem crianças em casa, converse com elas (e com quem cuida delas) para que respeitem seu espaço e tempo de trabalho.
  • Invista em equipamentos eletrônicos bons, que contribuam para a eficiência da sua rotina: computador (e programas originais), impressoras multifuncionais (que são simultaneamente impressoras, fotocopiadoras e scanners). Alguns modelos também contam com fax, mas já não são muitos os que ainda usam esse aparelho.
  • Importantíssimo: tenha discos rígidos externos de uma marca confiável para fazer o back-up de seu sistema e seus trabalhos. E não se esqueça de copiar seus arquivos com frequência para lá.
  • Atenção especial à iluminação. Tenha pelo menos uma luminária de mesa ou chão para manter claro seu ambiente de trabalho.
  • Como em casa você não conta com a interrupção dos colegas ou com a “hora do cafezinho” para se atualizar com a “rádio corredor”, não se esqueça de se levantar a intervalos regulares para aliviar suas costas e seus olhos.
  • Mantenha tudo limpo e arrumado, pois você não vai querer mostrar uma bagunça como fundo nas chamadas de vídeo (principalmente com o chefe), não é?
  • E uma última dica: o ideal é que o home office não seja no quarto, mas, se espaço for um problema na sua casa, escolha pelo menos um canto o mais destacado possível da área de dormir.

Depois de equipar o seu espaço, que tal sugerir ao seu chefe fazer essa experiência alguns dias por mês? E bom trabalho!

Sonha em descobrir uma fórmula para dilatar as horas do dia e poder fazer mais, muito mais de tudo que ama: trabalhar, curtir os filhos, a família, os amigos e os bichos, preparar gulodices, ler, cuidar da saúde, propagar tudo isso e assim, quem sabe, tornar o mundo melhor.