Hortaliças perfeitas!

Hortalicas-perfeitasPodemos dizer que existem basicamente dois tipos de cozinheiros: aqueles que nasceram com um dom para se tornarem chefs e transformam tudo no que tocam em delícias sem igual, e aqueles que se esforçam, seguem as receitas ao pé da letra e tremem só de pensar em medir qualquer ingrediente “no olho”. Eu me enquadro no segundo caso… Mas a verdade é que você não precisa ter um dom mágico para fazer pratos deliciosos e saudáveis – mesmo que os ingredientes sejam hortaliças! Basta conhecer as técnicas corretas e seguir algumas dicas preciosas capazes de tornar as aventuras na cozinha um verdadeiro prazer!

Sempre que for preparar as hortaliças, é importante utilizar o método adequado. O objetivo é reter o máximo possível dos nutrientes e produzir sabor e textura agradáveis. Antes de cozinhar, as hortaliças precisam ser lavadas, descascadas e fatiadas ou debulhadas, a fim de remover todas as partes não comestíveis. Sempre corte os pedaços em tamanhos uniformes. O ponto ideal de cozimento de batatas e tubérculos é quando estão macios, porém firmes. Então, nada de largar as batatas no fogo e ir assistir à TV, ok? Já as verduras devem ficar al dente. Nunca cozinhe demais as crucíferas, como o repolho e a couve-de-bruxelas, pois ficam com um sabor desagradável. Algumas das técnicas mais indicadas para diferentes tipo de hortaliças são:

Cozimento em água

Para fazer hortaliças folhosas, leguminosas e ervilhas: use uma quantidade mínima de água para que cozinhem em parte no vapor. Não abuse no sal – 1/2 colher (chá) de sal para cada 300 ml é suficiente. Adicione as hortaliças na água fervente, cozinhe tampado por cerca de 5 minutos e escorra.

Para fazer tubérculos: coloque água suficiente para cobri-los e deixe levantar fervura; depois cozinhe em fogo brando por 10-20 minutos.

No vapor

Este é um bom método para a maioria das hortaliças. Use uma panela dupla de cozimento a vapor com um pouco de água na parte de baixo. Deixe cozinhar por 3-5 minutos a mais que no cozimento normal. Pode-se adicionar o sal antes ou depois do cozimento.

Grelhado

Mais adequado para berinjelas, abobrinha, cogumelos, aspargos e tomates. Pincele com um pouco de azeite e cozinhe em uma grelha quente, virando uma vez se necessário.

Assado

Indicado para batatas, abóbora inteira, pimentões ou tomates. Espete as batatas antes de assar para evitar que estourem. Pincele com azeite de oliva, se desejar, e asse no forno descobertas.

Desde que descobriu que era possível ganhar a vida lendo, teve a certeza de que trabalharia com livros. Apesar de ser caseira, adora viajar (paradoxal, não?!) e encontrar os amigos. Suas grandes paixões são a família, o marido e... chocolate!!