Jogos de palavras em viagens de carro

Pegar o carro e cair na estrada pode ser um prazer para muitas pessoas – mas se torna um verdadeiro pesadelo para muitos pais! Para as crianças as viagens de carro são monótonas e cansativas. Elas não veem a menor graça em ficar olhando a paisagem pela janela e dificilmente se distrairão com um longo bate-papo, como os adultos.

Se você não aguenta mais ouvir: “Mãe, tá chegando?” ou “Pai, falta muito?” é bom ter alguns truques na manga para entreter as crianças. Jogos de palavras são ótimas opções para todos: as crianças se distraem, os pais não se aborrecem e o resultado pode ser uma viagem bem mais divertida!

Eu tenho duas irmãs e me lembro bem da criatividade dos meus pais: eles sempre recorriam a jogos de palavras para nos distrair nas viagens de férias. O nosso preferido era o da palavra de trás para a frente. Basta escolher uma palavra vista em uma placa ou outdoor na estrada e dizer a palavra ao contrário. Por exemplo: “otsop” (posto). Ganha a rodada aquele que acertar a palavra primeiro.  O legal desse jogo é que você pode adequar a dificuldade à idade das crianças.

Existem vários outros jogos que podem ser disputados dentro do carro. O livro Como fazer quase tudo ensina vários tipos, inclusive outra modalidade de jogo de palavras: o jogo da lista de compras alfabética. A ideia é criar uma lista de compras usando palavras que começam com letras consecutivas. Assim, o primeiro a jogar diz: “Eu fui ao mercado e comprei ameixas”. O próximo deve dizer: “Eu fui ao mercado e comprei ameixas e bananas”. Cada jogador deve repetir a lista desde o começo sem errar nenhum item. Quem errar está fora do jogo e o vencedor será aquele que acertar a lista completa todas as vezes, até a última rodada.

Quanto mais longa a lista, maior o desafio. E a lista pode ser tão surreal quanto a imaginação da sua família permitir. Se a sua lista for “Eu fui ao mercado e comprei ameixas, bananas, caramelos, discos voadores, elefantes…” certamente ainda vai render umas boas gargalhadas entre os pequenos.  :)

Desde que descobriu que era possível ganhar a vida lendo, teve a certeza de que trabalharia com livros. Apesar de ser caseira, adora viajar (paradoxal, não?!) e encontrar os amigos. Suas grandes paixões são a família, o marido e... chocolate!!