Ler traz felicidade

Ler faz bem. Passar um tempo com um bom livro nas mãos, muitas vezes, nos faz parar para refletir em nossa própria história de vida. E, mais que proporcionar uma sensação de prazer e bem-estar, estudos comprovam alguns benefícios à saúde mental, que compartilho com vocês a seguir.

Empatia 
Pesquisadores da Universidade York dizem que ler histórias provoca uma mudança na perspectiva de vida. O envolvimento com os personagens aumenta a capacidade de compreender os sentimentos dos outros.

Vínculo
Quando você se identifica com os personagens de um livro, vive um relacionamento semelhante aos da vida real. Isso pode aumentar sua sensação de pertencimento, dizem os psicólogos da Universidade de Buffalo, nos EUA. Em outras palavras, ler Marley e eu pode aumentar sua camaradagem com os donos de cachorros nos parques.

Lembranças
Um final feliz pode elevar seu espírito, mas eventos menores na narrativa podem trazer à tona lembranças agradáveis e tornar seu dia mais alegre. Até mesmo histórias tristes podem deixá-lo feliz, porque fazem com que você pense nos entes queridos e agradeça pelas bênçãos recebidas.

Inspiração
Ler sobre alguém que superou obstáculos pode motivar você a perseguir seus próprios objetivos, diz um estudo da Ohio State University, EUA. Se precisar de um estímulo, acompanhar a atitude do personagem ao enfrentar o chefe pode lhe encorajar a fazer o mesmo. Quanto mais se identificar com um personagem, mais inspirado você estará a tomar determinada atitude.

E você? Já se sentiu inspirado por algum livro? Algum personagem marcou sua vida? Comente aqui!

Apaixonada por livros desde a infância, descobriu que poderia inspirar pessoas por meio das palavras. Dia após dia, vive em busca de conhecimento e procura olhar para o céu como uma lembrança das infinitas possibilidades de ser feliz.