Mofo: vamos viver sem ele!

roupas ar livreO friozinho do inverno é bem gostoso, mas, como quase tudo na vida, tem lá as suas inconveniências. Uma delas é o mofo, principalmente para quem mora em casa. Argh! Desagradável abrir o armário para pegar aquela roupa que você não usa há algum tempo e descobrir que é preciso lavar antes porque ela está com cheiro de mofo.

Eis algumas dicas e truques caseiros* para acabar com esse problema:

  • Nas roupas e sapatos:

Se a roupa está com cheiro de mofo (também funciona com cheiro de suor) e você não tem tempo de lavá-la, borrife-a com vodca. Coloque um pouco de vodca (a tradicional, sem sabores especiais) em uma garrafa com spray e borrife a roupa. A vodca mata as bactérias causadoras do odor (é álcool, afinal de contas) e, como é relativamente inodora, você não vai ficar parecendo alguém que acabou de vir do  bar. E terá a sensação de que suas roupas foram secas ao sol.

Para prevenir o cheiro de mofo nas roupas, passe um pano umedecido com vinagre nas superfícies internas do armário.

Se você jogou seu moletom encharcado na mala do carro ou no cesto de roupa e esqueceu dele, quando o encontrar, lá estará a mancha de mofo. Se a peça for branca e toda de algodão, e a mancha for relativamente nova, você está com sorte. Misture 2 colheres (sopa) de água sanitária a 1⁄3 de xícara de água e jogue sobre ela. Depois lave. A água sanitária deve eliminar os esporos que causaram o mofo. Para roupas de cor e peças de tecidos sintéticos, lave-os com alvejantes para todos os tipos de tecidos. Lembre-se de que, quanto mais antiga for a mancha, mais difícil será removê-la.

Quer evitar o cheiro de mofo na lavadora de roupas? Se você lavar a roupa com água quente e água sanitária periodicamente, não terá esse problema. Mas se o cheirinho de mofo já está lá, livre-se dele, juntamente com a sujeira e as bactérias acumuladas que o estão causando, enchendo a lavadora com água quente, na qual você diluiu uma xícara de alvejante com cloro ou vinagre branco, e deixando a máquina funcionar por um ciclo regular de lavagem.

Se o mofo pegou suas botas de couro, remova-o passando um pano seco e limpo no calçado e, em seguida, uma solução de água com vinagre de maçã. Deixe secar à sombra. Para hidratar, use um spray de silicone. Para evitar manchas futuras, guarde seus sapatos de couro em lugares arejados, sem umidade, e evite colocá-los em sacos.

  • Pela casa:

Não jogue fora a cortina do banheiro apenas porque o mofo e a sujeira aumentaram. Limpe-a vaporizando com vinagre e aplicando, após alguns minutos, uma pasta com quantidades iguais de bicarbonato de sódio e sal. Use uma esponja úmida para esfregar essa pasta na cortina, depois enxágue bem. O mesmo método pode ser aplicado às portas do blindex.

Se o seu problema são os pontos pretos ou brancos de mofo nas esquadrias de madeira, limpe-os com uma solução de 60 ml de água sanitária doméstica e 30 ml de sabão em pó em um litro de água. Usando luvas de borracha, passe a esponja com essa solução nos pontos de mofo e deixe por dez minutos. Depois, com cuidado, lave com água limpa.

Se os móveis de resina plástica estiverem mofados, lave-os com uma solução de 1 parte de alvejante com cloro com 4 partes de água. Usando luvas de borracha, esfregue a mobília com uma esponja ou escova encharcada com a solução. Depois, enxágue-a com jatos da mangueira.

 

*As dicas aqui apresentadas foram extraídas do livro Respostas Imediatas para Problemas do Dia a Dia, publicado pela Seleções do Reader’s Digest.

Sonha em descobrir uma fórmula para dilatar as horas do dia e poder fazer mais, muito mais de tudo que ama: trabalhar, curtir os filhos, a família, os amigos e os bichos, preparar gulodices, ler, cuidar da saúde, propagar tudo isso e assim, quem sabe, tornar o mundo melhor.