Multitarefa: você faz milhares de coisas ao mesmo tempo?

multitarefaTrabalhar, estudar, cuidar da casa, cuidar dos filhos… Quem não exerce mais de uma função social no mundo de hoje? Além de tudo isso, ainda temos de realizar várias coisas ao mesmo tempo tanto em casa como no trabalho. Isso é ser multitarefa e muito provavelmente você se identifica com isso.

Ano passado eu estava exatamente assim. Além de trabalhar aqui na editora, fazia pós-graduação uma vez por semana (tendo de fazer trabalhos e provas), cursava a faculdade de letras (idem), me reunia uma vez por semana com um grupo de adolescentes e ainda dava aula no domingo de manhã na igreja – além de dar atenção a meu marido, fazer tarefas domésticas e cuidar dos meus dois cachorros. Ufa! Cansei só de lembrar! Então chegou um tempo em que meu corpo e minha mente começaram a reclamar, pois não eu tinha tempo para o que era essencial: cuidar de mim mesma e passar tempo com minha família.

multitarefa-descansoFoi então que tomei uma decisão daquelas de ano-novo: diminuir o ritmo. É claro que não foi possível parar tudo, mas voltei a ter tempo de ficar deitada na cama lendo um livro pra mim (digo “pra mim” porque não é livro do trabalho) de vez em quando.

Pois bem, ser multitarefa nos dias atuais talvez seja inevitável, mas ainda é possível organizar as coisas. Abaixo separei cinco dicas que podem ajudar você (como me ajudaram) a viver bem sem deixar de dar conta de tudo.

Pare um instante Quando perceber que está fazendo mais de uma coisa ao mesmo tempo – jantando, vendo TV, on-line no Facebook e ainda conversando com o cônjuge – pare e veja quais são as mais importantes: ao meu ver, jantar e conversar com o cônjuge.

Cuide da sua memória Fazer milhares de coisas ao mesmo tempo pode fazer com que a gente se esqueça das coisas, por isso faça exercícios para a memória (baixe nosso e-books grátis), ou mesmo escreva suas tarefas para não se esquecer de nenhuma.

Não deixe de lado o essencial Cumprir com as obrigações é muito importante, mas jamais deixe de lado o que é importante para você: momentos com a família; diversão com os amigos e, por que não?, aquele descanso – mais que merecido.

Separe um tempo para si mesmo Faça uma pausa e separe um tempo para fazer algo que lhe agrade: desde um simples banho demorado à noite a uma ida ao teatro para ver a peça que você tanto queria.

Foque Estudos apontam que fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode ser contraprodutivo, pois o que de fato acontece é que nosso cérebro atenta a uma coisa de cada vez. Por isso, focar em uma tarefa até concluí-la é melhor que ficar “indo e voltando” em várias.

Para saber mais, faça nosso teste e veja outras dicas para evitar a loucura da multitarefa.

 

 

 

 

 

 

Apaixonada por livros desde a infância, descobriu que poderia inspirar pessoas por meio das palavras. Dia após dia, vive em busca de conhecimento e procura olhar para o céu como uma lembrança das infinitas possibilidades de ser feliz.