Número 1 e 2 no lugar certo

 

petUma das maiores alegrias de quem tem um cachorro é chegar em casa e ser recebido com uma festa (mesmo que você tenha ficado só dez minutos fora!) Mas uma das partes nem tão agradáveis assim é chegar em casa e ser recebido com um “presentinho” indesejado: uma poça de xixi ou um cocô no meio do corredor ou da sala. O processo de ensinar o pet a fazer as necessidades no local correto pode ser um pouco cansativo, mas qualquer dono pode conseguir sozinho. Separamos algumas dicas importantes:

  1. Estabelecer horários é muito importante para ensinar o local correto e isso começa pelo controle da alimentação. Se você deixar a ração disponível o dia todo, o organismo do seu animal não ficará regulado. Se ele tiver horários fixos para as refeições irá assimilar com mais facilidade o horário de fazer suas necessidades.
  2. Uma vez que esse horário esteja começando a se estabelecer, fique atento. Assim que a hora estiver próxima, antecipe-se e leve o pet até o local que você escolheu para as necessidades.
  3. Os acertos devem ser reconhecidos positivamente. Se o cão fizer xixi ou cocô no lugar certo, elogie, faça carinhos ou ofereça um petisco – ou seja, reforce o sentido positivo daquela conquista. Se o cão percebe a recompensa disso, assimila mais facilmente o local de fazer as necessidades.
  4. É claro que, mesmo acertando com mais frequência, uma hora ou outra seu pet irá errar e fazer as necessidades no lugar errado. Se você flagrar esse momento, interrompa e leve-o até o lugar certo, de maneira carinhosa. Faça com que ele termine no local adequado e recompense se ele conseguir.
  5. Prender o pet no local das necessidades para que ele aprenda “na marra” não funciona. Se ele associar o local como algo ruim, aí mesmo é que não voltará lá para aqueles momentos de total vulnerabilidade.
  6. Sempre que o pet fizer as necessidades em local errado, limpe bastante com produtos de limpeza perfumados. Se o animal sentir o cheiro anterior, possivelmente repetirá o erro no local.
  7.  Evite limpar suas necessidades na frente do seu cachorro. Isso pode fazer com que seu cachorro entenda que assim ele chama sua atenção, e em vez de mudar o comportamento, ele continuará fazendo no lugar errado.
  8. Não é eficaz repreender seu cãozinho horas depois de ter feito as necessidades em local errado porque ele simplesmente não entenderá. Se você não flagrar o ato “errado”, limpe adequadamente e volte a ficar atento para pegá-lo no flagra e aí sim ensiná-lo.
  9. O local das necessidades deve ser afastado do local onde ficam o potinho de água e comida.

Com um pouco de paciência e carinho, o cachorro logo aprenderá a obedecer as regras da casa :)

 

 

“Rata” de livraria, jornalista (escritora um dia, quem sabe?) e catálogo de música ambulante. Adora sorvete, cachorros e viajar. Mais do que isso, adora conhecer pessoas e suas histórias e fazer amigos.